Author(s): Pereira, Francisco António
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9612
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Improvisação vocal; Canto jazz; Scat; Jazz vocal
Author(s): Pereira, Francisco António
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9612
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Subject(s): Improvisação vocal; Canto jazz; Scat; Jazz vocal
O objectivo do presente estudo foi o de averiguar quais os factores que podem ser considerados significativos no aperfeiçoamento da aprendizagem da improvisação vocal, numa população de vocalistas de jazz Portugueses. Catorze músicos profissionais foram entrevistados para o efeito. Os resultados que emergiram na análise das entrevistas indicaram que a generalidade dos entrevistados coincide na opinião da especificidade da voz pelas suas características morfológicas. Tal especificidade cria aos improvisadores vocais, segundo os entrevistados, necessidades especiais em termos de estudo e de prática relacionadas com o treino auditivo, o conhecimento da tradição, das letras das músicas e dos poemas, a aquisição de conhecimentos teóricos de harmonia Jazz e o conhecimento de um repertório variado. Estes resultados foram integrados com os emergentes da revisão bibliográfica na concepção de um inquérito sobre o mesmo tema, posteriormente aplicado a doze estudantes de Jazz. Foi ainda pedido a estes doze estudantes que realizassem uma improvisação vocal sob o tema “Now’s the Time” de Charlie Parker, a qual foi avaliada por um Júri de cinco membros com experiência de avaliação. Os resultados da avaliação dos improvisos reforçam os supracitados, uma vez que emergiram como factores determinantes para a aquisição de competências para a improvisação vocal o conhecimento de um repertório variado, a prática de audição de música instrumental ou instrumental e vocal em detrimento da audição de somente música vocal, e a análise e transcrição de solos de improvisadores de diversas épocas da história do Jazz. Estes factores estavam positivamente associados a um melhor desempenho nos aspectos Conteúdo Rítmico, Tonal e Criativo das improvisações avaliadas. Finalmente, sentir Confiança emergiu como um dos factores mais significativos para a aquisição e desenvolvimento de competências no Jazz vocal. A confiança sentida pelos improvisadores esteve associada ao domínio dos recursos técnicos como a Transcrição de solos e a Análise de solos.