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Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna

Author(s): Soares, Bruno Filipe Vieira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9711

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Cadeia de abastecimento; Supply chain; Logística; Gestão


Description

A eficiente gestão da cadeia de abastecimento surge como um dos principais factores para a manutenção da competitividade num mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e de oscilações face à conjuntura actual. Neste âmbito, passa a ser importante para as empresas procurar adaptar as suas práticas a novos desafios. A presente dissertação consiste na apresentação da cadeia de abastecimento da empresa Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A. na óptica da distribuição moderna, com principal foco no serviço de atendimento ao cliente, onde será alvo de um estudo e reflexão com a apresentação de melhorias nos processos logísticos. A tarefa inicial consistiu no estudo minucioso sobre os conceitos logísticos com especial incidência na gestão da cadeia de abastecimento e serviço ao cliente de forma a obter uma melhor percepção para responder às necessidades dos clientes da distribuição moderna. Este estudo permitiu assim adquirir um conhecimento alargado de modo a garantir uma análise mais crítica aquando da passagem para o terreno. Numa etapa mais desenvolvida do trabalho, após estudo e reflexão dos processos logísticos do serviço atendimento e backoffice da empresa, foram detectadas duas possibilidades de melhoria, em que as mesmas incidiram na criação de um portal para colocação de encomendas de clientes provenientes da HORECA que não são munidos de EDI. O portal foi idealizado conforme consta em anexo desta dissertação, bem como o seu suporte técnico onde demonstra ter todas as possibilidades de ser implementado caso a empresa assim o entenda. A outra sugestão apresentada foi a criação de uma ferramenta que permitisse obter informação sobre o status de entrega da encomenda. A mesma foi igualmente idealizada e munida do seu suporte técnico. Todo o trabalho desenvolvido, permitiu de uma forma geral apresentar a cadeia de abastecimento da Unicer e com o principal intuito a modernização do serviço ao cliente de sistemas mais ágeis e inovadores de forma a poder acompanhar as tendências do mercado, como tem a empresa vindo a fazer em todos os seus anos de existência.

The efficient supply chain management arises as one of the principal factors for maintaining the competition in a market that is increasingly competitive and with oscillations in the actual conjuncture. In this range, it is getting important for the companies to try to adapt their practices to the new challenges. This dissertation consists in the presentation of the supply chain of the company Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A., in the perspective of modern distribution, with principal focus on the customer service, which will be subject of a study and reflection with the presentation of improvements in the logistic processes. The initial task consisted of detailed study on the logistic concepts with particular focus on supply chain management and customer service to obtain a better perception to respond to the needs of the customers from the modern distribution. Thus, this study allowed to acquire a broad knowledge in order to ensure a more critical analysis during the transition on the ground. At a more developed level of the work, and after the study and reflection of the companies’ logistic processes of the customer and back office service, there were identified two possibilities of improvement, which focused in creation of a site for placing orders from customers of the HORECA sector, not provided with EDI. The site was designed as attachment of this dissertation, as well as his technical support which demonstrates to have all the possibilities to be implemented if the company approves. The other suggestion was to create a tool that would allow to obtain information about the delivery status of the order. This was also designed and provided with his technical support. All developed work allowed a general presentation of the supply chain of Unicer and with the main objective to modernize the customer service with more agile and innovative systems in order to be able to follow market trends, as the company has been doing in all its years of existence.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinho, Tiago Miguel Santa Rita Simões de; Lima, Jonas André Rodrigues Henriques de; Martins, Jorge Manuel Gonçalves
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
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