Document details

Liderança e cultura (Um estudo de caso num agrupamento de escolas no distrito de Vila Real

Author(s): Choupina, Amândio Fernando Angélico

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/9875

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Modelos organizacionais; Gestão; Cultura; Liderança; Relações humanas; Inovação; Objetivos; Diretor; Escola; organizational models; Management; Culture; Leadership; Human relations; Innovation; Goals; Principal; School; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Este trabalho surge no âmbito do Mestrado de Especialização: Estudos Profissionais Especializados em Educação / Especialização em Administração das Organizações Educativa, Escola Superior do Porto / Politécnico do Porto. Afirmando-se, como um processo objetivamente enriquecedor no domínio da investigação, a fim de nos proporcionar um conjunto de ferramentas essenciais, não só para aquisição de conhecimentos teóricos, mas também para a aplicação dos mesmos em tarefas de “trabalho de campo”. No seguimento da nossa profissão e com a percetiva de podermos, futuramente, vir a exercer funções na direção de um Agrupamento Escolas, foi do nosso interesse analisar à luz de algumas teorias organizacionais o binómio: “Liderança e Cultura”. O objetivo principal do trabalho consistiu em analisar o desempenho praticado/liderado pelo diretor de um Agrupamento de Escolas do distrito de Vila Real, de acordo com os diferentes perfis de Liderança, a Cultura verificada e a desejada na perspetiva dos restantes colaboradores/professores. A população alvo do estudo, foram todos os professores que exercem funções o Agrupamento de Escolas. Em termos metodológicos, recorremos às abordagens quantitativas, através da aplicação de dois questionários estruturados. A análise dos dados consistiu em responder às questões de estudo, através da estatística descritiva. O estudo permitiu concluir, que os perfis predominantes no exercício de funções do diretor, são: Facilitador, Mentor e Broker. Também, a nível de Cultura Percebida e a Desejada, destacase a Cultura relacionada com o Apoio/ Relações Humanas.

This work comes under the Master Specialization: Studies Specialized Professionals in Education / Specialization in Management of Educational Organizations, School of Porto / Porto Polytechnic. Asserting yourself as an objectively enriching process in research in order to provide us with a set of essential tools not only for the acquisition of theoretical knowledge, but also for the application of the same Task "field work." Following our profession and the perceptive we can, in the future, come to work in the direction of a grouping Schools, it was in our interest to analyze the light of some organizational theories binomial: "Leadership and Culture." The main objective of this work was to analyze the performance practiced / led by the director of a Group of Schools of Vila Real district, according to the different leadership profiles, verified the Culture and the desired from the perspective of other employees / teachers. The target populations of the study were all teachers who exercise functions Schools Group. In terms of methodology, we used quantitative approaches, through the application of two structured questionnaires. The data analysis was to answer the study questions, using descriptive statistics. The study found that the predominant profiles in the exercise director’s functions are: Facilitator, Mentor and Broker. Also, the level of Perceived Culture and Desirable, there is the related to the Culture Support / Human Relations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Diogo, Fernando Luís Teixeira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents