Document details

Orientação para o Mercado e a Projecção do Desempenho Empresarial - casos de ap...

Author(s): Teles, Maria Fernanda Boléo cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/13329

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): CIÊNCIAS EMPRESARIAIS; Porto


Description
Ciências Empresariais Master Programme in Management Sciences Neste estudo propõe-se uma metodologia de análise das consequências de acções relacionadas com a orientação para o mercado, das PME, sobre o desempenho económico financeiro. Apresenta-se um modelo de análise da actividade empresarial composto por quatro partes: o contexto da actividade (antecedentes), os factores de orientação para o mercado, que constituem a estrutura teórica interpretativa essencial de todo o modelo, as acções empresariais/estratégia e a avaliação das consequências das opções tomadas. Propõe-se um modelo de projecções económico financeiras para simular as políticas e acções relacionadas com a orientação para o mercado. Enunciam-se os factores de orientação para o mercado, que enformam as estratégias de actuação da actividade, e antecipam-se os efeitos sobre o desempenho empresarial. A análise do desempenho projectado é feita considerando diversas opções de mercado, como os clientes alvo, preços, produtos. O estudo apresenta a análise de seis casos de pequenas e médias empresas, de diversos sectores de actividade, tendo sido utilizado o modelo de projecções para a avaliação do desempenho. Foram avaliadas diversas políticas de orientação para o mercado associadas a acções de gestão de clientes, internacionalização, inovação produto e design e de mudança organizacional.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia