Author(s): Monteiro, Isabel Maria Oliveira ; Rodrigues, Eduardo Vítor
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/20383
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Cidadania; Educação ambiental; Globalização
Author(s): Monteiro, Isabel Maria Oliveira ; Rodrigues, Eduardo Vítor
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/20383
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Cidadania; Educação ambiental; Globalização
O estudo realizado neste trabalho tem por objectivo analisar percepções, conceitos e práticas de educação ambiental, desenvolvidas pelo universo das “redes” até chegar à implementação e acção nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da freguesia de Águas Santas. A globalização é sem dúvida o veículo de influências no âmbito internacional, que transporta consigo factores positivos, mas para a temática ambiental, considerada a maior problemática da actualidade, acarreta factores negativos. A educação ambiental será por isso um contra ponto que pretende evitar uma deterioração da situação. No processo da análise foram realizadas 23 entrevistas a docentes e entidades que funcionam em rede com a instituição escolar. Pela análise qualitativa dos dados foi possível concluir que, apesar de existir de facto a dita “rede” que trabalha em interacção pela causa ambiental, há falhas bastante acentuadas de alguns dos intervenientes envolvidos, nomeadamente a não cooperação e não comunicação entre actores, entraves burocráticos e falta de meios financeiros. Esta situação desemboca na ausência de qualquer acção que pretenda materializar a implementação da temática ambiental nas escolas do 1º Ciclo estudadas. Patenteia-se uma passividade demasiado intrínseca, pelo que se adivinha que o processo de mudança não se avista com facilidade, pelo menos num futuro próximo.