Document details

As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História

Author(s): Leal, Daniela Filipa Ruas

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/54890

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Visita de estudo; Trabalho de campo; Geografia - Ensino; História - Ensino


Description

O presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents