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Kant e o contexto : o problema da omissão de Kant em Epistemologia

Autor(es): Pinto, Nuno Filipe de Queirós cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10216/55319

Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Assunto(s): Epistemologia; Racionalismo; Empirismo; Apriorismo


Descrição
O ensino da Filosofia, sendo um tema recorrente das discussões sobre o Ensino Secundário, é alvo de constantes propostas curriculares diferentes. O trabalho que aqui se apresenta, não tendo nem a dimensão nem a pretensão dessas propostas, tem como objectivo, porém, efectuar uma alteração programática e temática no plano curricular da Filosofia, pretendendo a obrigatoriedade da leccionação das teorias explicativas do conhecimento de René Descartes e de David Hume, bem como da filosofia do conhecimento de Immanuel Kant, estabelecendo, deste modo, o número de teorias, não em duas, mas em três teorias explicativas do processo do conhecimento, precisamente as referidas. Para isso, apontam-se aspectos programáticos favoráveis que, através de uma alteração temática, culminam numa proposta prática de solução do problema da omissão de Kant em epistemologia.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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