Author(s): Pinto, Nuno Filipe de Queirós
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/55319
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Epistemologia; Racionalismo; Empirismo; Apriorismo
Author(s): Pinto, Nuno Filipe de Queirós
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/55319
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Epistemologia; Racionalismo; Empirismo; Apriorismo
O ensino da Filosofia, sendo um tema recorrente das discussões sobre o Ensino Secundário, é alvo de constantes propostas curriculares diferentes. O trabalho que aqui se apresenta, não tendo nem a dimensão nem a pretensão dessas propostas, tem como objectivo, porém, efectuar uma alteração programática e temática no plano curricular da Filosofia, pretendendo a obrigatoriedade da leccionação das teorias explicativas do conhecimento de René Descartes e de David Hume, bem como da filosofia do conhecimento de Immanuel Kant, estabelecendo, deste modo, o número de teorias, não em duas, mas em três teorias explicativas do processo do conhecimento, precisamente as referidas. Para isso, apontam-se aspectos programáticos favoráveis que, através de uma alteração temática, culminam numa proposta prática de solução do problema da omissão de Kant em epistemologia.