Document details

Cartões de cidade e a experiência turística nos destinos urbanos

Author(s): Azevedo, Ana Maria Barbosa de cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/57043

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Turismo urbano


Description
A par do crescimento do turismo em espaço urbano e do segmento city break os cartões turísticos de cidade atingiram a popularidade, para uma franja considerável de turistas e visitantes, tomando-se ferramentas de marketing imprescindíveis para as cidades e instrumentos facilitadores para quem as visita. Não obstante, desconhece-se quem são os seus utilizadores, o nível de satisfação que aqueles proporcionam, bem como o seu posicionamento na oferta global dos destinos. Este trabalho propõe-se examinar se os cartões turísticos contribuem para uma boa experiencia turística urbana, partindo da analise do Porto Card, o cartão oficial da cidade do Porto. A sistematização e confrontação das teorias dos diversos autores produzem o enquadramento teórico que visa justificar a actual tendência de consumo de city cards e abre caminho para comparar o desempenho dos principais cartões turísticos de desconto a escala europeia, nacional e local. A identificação das potencialidades e fragilidades do Porto Card permite inferir que o cartão integra uma parte expressiva da oferta global do destino, ainda que o numero de entradas gratuitas seja escasso. Para responder às questões da pesquisa recorre-se quer ao método qualitativo, como as entrevistas exploratórias, a observação in situ e a analise de dados secundários quer ao método quantitativo, com a aplicação de questionários junto de uma amostra de compradores do cartão. Os resultados obtidos, e submetidos a comparação com os estudos analisados, permitem identificar um perfil etário jovem, que visita, maioritariamente, monumentos e museus, bem como definir as motivações de compra e o nível de expectativa. Infere-se, ainda, que a maioria dos utilizadores esta satisfeita, em dimensões como a relação custo­ benefício, a quantidade e a qualidade da oferta e a facilidade de utilização do cartão. [...]
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo