Author(s): Cardia, Luís
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/63138
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Gestão da marca; Futebol Clube do Porto Marca emocional
Author(s): Cardia, Luís
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/63138
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Gestão da marca; Futebol Clube do Porto Marca emocional
A gestão da marca constitui um elemento central da afirmação competitiva das organizações. Assumida a importância da marca possuir uma forte identidade, reconhece-se que esta assenta não só numa dimensão funcional mas também emocional, sendo esta essencial à vinculação e ao envolvimento dos consumidores com a mesma. Ao nível da indústria do desporto a gestão emocional da marca assume ainda maior relevância. A partir do estudo do caso Futebol Clube do Porto analisa-se a criação de uma nova identidade para a sua marca e a dimensão emocional da mesma, procurando sustentar e aplicar a base conceptual apresentada. A análise deste caso permite constatar a existência de uma gestão estratégica da marca Futebol Clube do Porto e da sua identidade, a qual vem assumindo crescentemente uma dimensão emocional.