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Experiential marketing in sports events: The Race of Champions Case Study

Author(s): Freitas, Nuno da Silva Vilaça de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/63139

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Marketing Experiencial; Corrida dos Campeões; Estudos de caso


Description

As tendências do Marketing têm evoluído para novas perspectivas, nas quais os conceitos de características e benefícios começam a ficar desactualizados. O conceito de Marketing Experiencial é uma das corrente que emergiram na ultima década, apresentando novas dimensões à forma como o marketing olha para o consumidor. De forma a compreendermos todas as motivações que levam um consumidor a comprar, devemos ir além do simples processo de criar modelos de decisão de compra, já que o seu alcance não é completamente descritivo da complexidade humana. Para atingir uma percepção completa, devemos levar o marketing para um outro nível, compreendendo as dimensões do “Sense, Feel, Think, Act e Relate” no comportamento do consumidor. O marketing de eventos identifica-se profundamente com os conceitos presentes na aura do marketing experiencial. A Race of Champions, como evento desportivo, é uma ilustração de diversas dimensões discutidas nos novos conceitos do marketing. Num mundo onde o “ruído” (leia-se excesso de informação) absorve o consumidor todos os dias, torna-se difícil comunicar por canais limpos. Daí nasce a importância dos eventos como apresentado uma nova possibilidade de alcançar os consumidores como actores numa interacção sem ruído onde temos a atenção total destes. Deverá neste contexto uma empresa apenas considerar como target os seus consumidores potenciais ou deverá ir para além disso e tentar chegar aqueles que nunca serão seus consumidores. Na procura de criar relações e gerar experiencia de “sense, feel, think, act e relate”, não mais devemos considerar tal limitação, permitindo um conceito mais lato no que respeita aos indivíduos sobre os quais o nosso marketing deve actuar. Tendo em conta que os nossos potenciais consumidores interagem com outros “actores”, estes “jamais consumidores” poderão ter um papel importante nas experiencias que influenciam a vida dos nossos consumidores. Nesta tese pretendemos demonstrar os paralelismos entre o conceito de marketing experiencial e o marketing de eventos, utilizando o exemplo da Race of Champions como um conceito de evento em constante evolução, pretendendo criar experiencias holísticas cada vez mais satisfatórias de edição para edição.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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