Author(s): Neves, Matilde Ferreira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/63233
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Literatura francesa; Cinema
Author(s): Neves, Matilde Ferreira
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/63233
Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Subject(s): Literatura francesa; Cinema
Num mesmo sopro de escrita, Marguerite Duras fez livros e filmes, e fez filmes-livros. Pela análise e confronto de três obras – Nathalie Granger, Le camion e L’homme atlantique, explora-se essa matéria em fusão constante, morfologicamente em movimento, que pretende escapar a limites e fronteiras (alargando o espaço literário e cinematográfico). Uma matéria que cabe ao espectador-leitor-ouvinte moldar. Questionamento e problematização do mundo pelo olhar e pelo pensamento, a obra desta autora-realizadora transforma a escrita e a sala de cinema numa experiência decisiva e eminentemente política. Procura-se descrever, a partir das obras analisadas, esta poética-potência.