Document details

Os recursos multimédia e a retenção de vocabulário na aprendizagem da língua inglesa no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Vaz, Patrícia Alexandra Sampaio Pinheiro

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66435

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): Audiovisual - Utilização em sala de aula; Língua inglesa - Aprendizagem; Língua inglesa - Ensino; Tecnologia educativa


Description

As novas tecnologias trouxeram novas possibilidades ao ensino. Através da diversificação de estratégias e materiais, de cariz audiovisual e progressivamente interativo, os recursos tecnológicos ao dispor do professor permitiram uma aproximação do ambiente de sala de aula à vivência dos alunos do século XXI e à sua forma de pensar, agir e de se relacionar com o outro. Contudo, esta revolução também acarretou receio e insegurança por parte dos educadores que, tendo nascido e crescido numa época que era analógica, se veem agora confrontados com o obsoletismo dos seus, agora chamados “tradicionais” métodos de ensino, sentindo necessidade de rever a sua metodologia, pois esta parece não mais captar o interesse e motivar os alunos de hoje. O presente relatório abre portas à reflexão sobre as implicações que a utilização de atividades com recursos multimédia, nomeadamente de pendor interativo, poderá ter na retenção de vocabulário no ensino precoce da língua inglesa. Neste trabalho, problematizam-se alguns dos aspetos que caraterizam o complexo processo que é a aprendizagem de uma língua estrangeira, como a motivação e a memória, mas também algumas especificidades relacionadas com a forma como as crianças aprendem, e procede-se à apresentação de um estudo de investigação-ação que demonstra que a utilização de atividades com recursos multimédia, nomeadamente interativa, pode promover a retenção de vocabulário num nível inicial de aprendizagem da língua inglesa.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents