Document details

A aprendizagem cooperativa : aplicação ao 8.º ano de escolaridade na disciplina de História

Author(s): Moreira, Joana Isabel Dias

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/66463

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto

Subject(s): História - Ensino


Description

Atualmente defende-se um ensino que, para além da aprendizagem dos conteúdos científicos específicos, deve proporcionar a formação integral dos alunos, desenvolvendo competências e atitudes que permitam a sua intervenção e transformação na sociedade de que fazem parte. O professor, ao refletir sobre a sua prática profissional, tem consciência que, para habilitar os jovens com competências que lhes possibilitem trabalhar em equipa, intervir de uma forma autónoma e crítica e resolver problemas de uma forma colaborativa, não pode servir-se de uma metodologia tradicional. Para tal, o professor tem ao seu dispor um conjunto de métodos e técnicas que possibilitam aos alunos ter uma maior responsabilidade e participação na sua aprendizagem. Desta forma, o professor, nas suas aulas, deve utilizar métodos de ensino-aprendizagem tendo como objetivo que os seus alunos aprendam da melhor forma possível, de forma significativa e que desenvolvam as competências estabelecidas para atingirem o sucesso. Partindo destes pressupostos, pretende-se refletir sobre a implementação da aprendizagem cooperativa numa turma de História do 8.º ano como metodologia alternativa às práticas tradicionais de ensino.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents