Document details

Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora

Author(s): Araújo, Cristina

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Professor reflexivo


Description

A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo