Document details

Práticas pedagógicas centradas na autonomia

Author(s): Moreira, Rita

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1374

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Trabalho de grupo; Autonomia


Description

O presente relatório tem como objetivo demonstrar todo o percurso desenvolvido ao longo do estágio em contexto de pré-escolar, numa instituição privada de segurança social, assim como em contexto de 1º ciclo do ensino básico, numa instituição púbica. Através da observação, reflexão e investigação desenvolvemos competências como profissionais e planeamos as nossas intervenções tendo em conta as características do grupo, os espaços, os materiais e os seus interesses, de forma a promover novas competências em cada criança/aluno, como ser individualizado. A Pedagogia do Nós, abarcando a pedagogia participativa, a metodologia High/Scope, a metodologia do trabalho de projeto e os trabalhos de grupo, traduz as experiências vividas e promovidas nas duas valências de estágio. Houve preocupação em adotar uma postura de professor investigador, que se procurou, igualmente, transpor para o presente relatório. Tornar a criança/aluno autónomo foi o caminho seguido, conduzindo a prática pedagógica. Este estudo é de natureza qualitativa, pois a estagiária teve uma participação ativa e recolheu dados através da observação, assim como de natureza exploratória, pois houve como objetivo desmistificar e construir relações melhores. ABSTRACT The following report demonstrates the entire course developed along the internship in the context of Pre-school, in a private institution of social security, as well as in the context of Primary School, in a public institution. Through observation, reflection and investigation we developed professional skills and planned our interventions taking into account the different characteristics of the group, the spaces, the materials and their interests, in a way of being unique, therefore promoting new skills into each and every child/student. The “Pedagogia do Nós” embraces the participatory pedagogy, the high/Scope methodology, the project assignment methodology and the group projects translate the experiences lived and promoted in the two stages of the internship. The personal development, based in the posture of Professor Investigator was prompt into the present report. By leading the pedagogical practice we chose to make a self-governing Child/Student. This study it’s of a qualitative nature, on this account the intern had an active participation and collected data through observation, as well as exploratory nature, because the objective was to disclose and build better relations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents