Document details

O professor generalista e a prática refletida

Author(s): Rodrigues, Cláudia

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1384

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Docente generalista


Description

A Educação Pré-Escolar e o ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico assumem uma etapa preponderante no processo de educação das crianças e dos alunos. Desta forma, a articulação entre estes dois níveis de ensino torna-se indispensável, visto que a habilitação do professor generalista acarreta diferentes desafios ao mesmo. O professor generalista terá o objetivo de interligar um contexto com o outro, de forma a criar estabilidade e qualidade ao ensino. Este relatório dá assim conta da nossa prática profissionalizante e nas perspetivas educacionais que a enformam, foi considerado circunstancial a utilização de alguns modelos pedagógicos, dos quais se destacam a metodologia de projeto, como forma de entendermos o quão importante é a aprendizagem ativa na educação pré-escolar. No 1.º Ciclo do Ensino Básico, as pedagogias diretiva, não diretiva e relacional assumem um papel primordial neste contexto, pois funcionam como componentes essenciais em toda a prática educativa. Ao nível metodológico traduz-se numa investigação de cariz qualitativo, como forma de perceber os processos e os produtos do estudo realizado. Para este estudo foi essencial a utilização de métodos de recolha de dados, nomeadamente, a observação e a análise documental. A intervenção educativa baseia-se nas experiências desenvolvidas nos contextos de Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, verificando de que forma contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem, designadamente, a intencionalidade educativa sustentada nas ações do observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e no avaliar. ABSTRACT The Pre - School Education and 1st Cycle of Basic Education assume a leading step towards the education of children and students. In this way, the relationship between these two levels of education is essential, since the activation of the generalist teacher brings different challenges to teachers. The generalist teacher will aim to interconnect a context with each other in order to create stability and quality education. This report thus gives account of our professional practice and educational perspectives that shape it was considered circumstantial using some pedagogical models, among which are the design methodology as a way to understand how important active learning in Pre –School education. In 1st Cycle of basic education the policy, not policy, and relational pedagogies play a key role in this context because it works as essential components in all educational practice. At the methodological level, we performed a case study of a qualitative nature, as a way to understand the processes and products of the study. For this study it was essential to use methods of data collection, namely, observation and document analysis. The educational intervention based on the experiences developed in the contexts of Pre - School Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education by checking how they contributed to the process of teaching and learning, in particular, sustained educational intention in the actions of observe / preparation, planning / plan, act/intervene and evaluate.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo