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Dificuldades de Aprendizagem Específicas na Leitura e Escrita a nível do 1º ciclo do Ensino Básico: da intervenção à reflexão

Author(s): Benedita de Noronha Peres Peixoto da SilvaLopes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2160

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem específicas; Aprendizagem da leitura e da escrita; Métodos e modelos de leitura


Description

A presente investigação incidiu sobre o estudo acerca das práticas educativas dos professores do 1º ciclo do ensino básico que lidam ou lidaram, diariamente, com dificuldades de aprendizagem específicas centradas na leitura e na escrita. Assim, pareceu-nos fundamental explorar o conceito de dificuldade de aprendizagem, tecendo algumas possíveis definições respeitantes às competências específicas inerentes à aprendizagem inicial da leitura, nomeadamente o conhecimento e desenvolvimento fonológico, a linguagem e a sua relação com a leitura, os processos cognitivos implicados na mesma, além de uma abordagem acerca dos métodos e modelos de leitura. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo, com recurso a entrevistas, através de um guião criado para o efeito. Realizámos cinco entrevistas a professores do ensino básico 1º ciclo, que permitiu explorar o(s) método(s) de ensino aplicado(s) em contexto de sala de aula, que obstáculos os professores encontram e quais as estratégias que utilizam para lidar com as dificuldades sentidas por parte dos alunos e ainda, se consideram que a escola de hoje está preparada para dar resposta a estas dificuldades. Para tal consideramos essencial recorrer aos diversos teóricos das áreas em questão, tais como Fonseca, Kirk, Sim-Sim, Morais, Cruz, Rebelo, Martins, entre outros. As nossas conclusões decorrem da análise dos resultados, esta sugerida pelas entrevistas realizadas, propondo-nos à reflexão sobre como os docentes problematizam a questão e enfrentam a dificuldade de ensinar a ler e escrever às crianças com necessidades educativas especiais.

This investigation focus on the study of the education practices of primary school teachers that face or have faced, on a daily basis, reading and writing learning difficulties. This way, it´s important to explore the concept of learning difficulty, giving possible definitions of specific skills associated with the initial reading learning, namely the phonologic knowledge and development, the speech and it´s relation with reading, the cognitive processes involved with it, in addition to an approach about the reading methods and models. This study follows a qualitative methodology, using interviews, through a screenplay created for this only purpose. We conducted five interviews with primary school teachers, which allowed us to explore the teaching method(s) used in a classroom context, which obstacles do the teachers face and which strategies they use to deal with learning difficulties experienced by students, and also if they consider that the school is ready to cope with these challenges. This way we underlined several experts on these areas of knowledge, such as Fonseca, Kirk, Sim-Sim, Morais, Cruz, Rebelo, Martins, and others. Our conclusions are based on the analysis of the results, thought the previous interviews made. This study aims a reflection about the teacher’s perspective on the issue and how they face the challenge of teaching children with special education needs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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