Author(s): Lopes, Joana Sofia da Silva
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2207
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação Pré-Escolar; Aprendizagem participativa
Author(s): Lopes, Joana Sofia da Silva
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2207
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação Pré-Escolar; Aprendizagem participativa
O presente relatório apresenta uma descrição e reflexão sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional decorrido durante a prática de ensino supervisionado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O estudo, sendo de natureza qualitativa, decorreu numa Instituição Particular de Solidariedade Social e focalizou-se de forma mais pormenorizada sobre o clima de participação democrática num grupo de vinte e sete crianças de 5 anos. No decorrer deste percurso foram realizadas pesquisas com o objetivo de conhecer as diversas opiniões de autores em concordância com evidências observadas na prática que sustentam este relatório. Foi realizada entrevista à Educadora cooperante de modo a perceber o ambiente vivido na sala, e entrevistas a dez crianças da sala, de modo a perceber a opinião destas no que se refere aos procedimentos utilizados para a criação de uma aprendizagem mais participativa.