Document details

A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem: conceções e práticas

Author(s): Filipe, Sandra Cristina Babo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2298

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Processo de ensino-aprendizagem; Participação da criança


Description

O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como grande objetivo evidenciar um trabalho de investigação e intervenção desenvolvido ao longo dos estágios nos contextos de Educação Pré-escolar e de1º Ciclo do Ensino Básico. O tema principal neste trabalho incide sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem, tendo como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre esta temática percebendo as perceções dos educadores/professores sobre o assunto e como contemplam a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e posteriormente foram realizadas entrevistas a 4 educadoras e 5 professoras, um focus grupo com a participação de cinco crianças e foi aplicado um inquérito a uma turma do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Também foram realizados registos de observação durante ambos os estágios que demonstram a existência ou não existência dessa participação das crianças. No decorrer deste trabalho procurou-se responder à pergunta de partida estabelecida “Qual a conceção dos educadores/professores sobre a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e os efeitos na intervenção pedagógica?”.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo