Author(s): Neves, Maria Ivone
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/716
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Supervisão de professores; Formação de professores; Ensino reflexivo
Author(s): Neves, Maria Ivone
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/716
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Supervisão de professores; Formação de professores; Ensino reflexivo
O contexto actual da pós-modernidade, com a sua forte vivência de pluralismos de todas as naturezas representa um campo fértil para a exploração de uma perspectiva de formação de professores que se identifica com os princípios de uma escola reflexiva e com o paradigma do profissional reflexivo. A adopção do(s) modelos de supervisão que sustentema formação prática dos formandos deve assim merecer especial atenção por parte das instituições de formação.Neste processo formativo destacamos a necessidade de um trabalho colaborativo que envolva o supervisor institucional e supervisor cooperante, sendo ambos co-responsáveis pela formação pessoal e profissional dos futuros educadores.
The present context of post-modern times, with its strong effervescence of pluralism of all types, represents a fertile field for the exploration of a perspective in the formation of teachers which can be identified with the main principles of a reflexive school together with the paradigm of a reflexive professional. The adoption of supervision models which are able to sustain the practical formation of teachers-to-be shall take into consideration by information institutions. In this sense, we stress the need of a collaborative work which shall involve both the institutional supervisor and cooperant supervisor, being both responsible for the personal and professional formation of future educators.