Author(s): Lima, Rosa
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/904
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Linguagem das crianças; Fonética; Avaliação da linguagem; Desenvolvimento da linguagem; Fonologia
Author(s): Lima, Rosa
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11796/904
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Linguagem das crianças; Fonética; Avaliação da linguagem; Desenvolvimento da linguagem; Fonologia
Tendo em conta o percurso histórico do estudo da linguagem infantil, propõe-se um modelo de avaliação passível de contemplar a actividade linguística enquanto fenómeno indissociável de uma esfera de desenvolvimento global e, simultaneamente, enquanto domínio multidimensional (lexical, morfossintáctico, fonético - -fonológico, pragmático) implicando uma dualidade de processos (compreensão/expressão). Propõe-se ainda uma aplicação prática dos princípios enunciados (estudo de caso) com enfoque na dimensão fonético-fonológica.