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A iniciação em violino e a introdução do Método Suzuki em Portugal

Author(s): Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/600

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Iniciação em violino; Método Suzuki; Ensino artístico especializado; Ensino público; Ensino particular e cooperativo; Música


Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Aveiro. A formação inicial pode ser determinante para o sucesso académico de um indivíduo. Através deste projecto pretende-se compreender de que forma este princípio se aplica à aprendizagem do violino. Passados dezassete anos após a introdução e aplicação do método Suzuki em Portugal no ensino particular e cooperativo, é importante avaliar os resultados obtidos e a validade da metodologia. Actualmente, assiste-se à democratização do ensino da música e à comparticipação integral por parte do Estado para que a aprendizagem de um instrumento se inicie aos dez anos de idade. Questiona-se se esta será a idade mais apropriada para iniciar a aprendizagem do violino. Os dados recolhidos comprovam o incremento do número de alunos nas escolas de ensino artístico especializado da música, sobretudo na Iniciação e no Básico. As entrevistas e questionários aos intervenientes no processo educativo, quer do ensino público como do particular e cooperativo, reflectem o estado do ensino desta arte em Portugal.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
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