Document details

Relação entre o aproveitamento no ensino secundário e no ensino superior

Author(s): Ramos, A. ; Daniel, Ana Cristina Marques ; Ramos, George ; Cravo, Ivone Teresa Gregório ; Rigueiro, Maria Constança Simões ; Rei, Constantino Mendes ; Amado, Jorge Manuel Pascoal

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/984

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Ensino secundário; Ensino superior; Insucesso; Relações entre variáveis


Description

"Dentro do actual quadro português no que respeita ao (in)sucesso educativo, convém salientar as elevadas taxas de abandono e de retenção do Ensino Superior assim como a metodologia utilizada para o ingresso no mesmo ensino - numerus clausus, classificações mínimas, provas específicas, ... . Esta situação obriga a que se perceba que é urgente o incremento da cultura educativa ao nível do Ensino Secundário e Ensino Superior, o que só se poderá alcançar pela resolução dos problemas de eficiência que caracterizam esses dois patamares de Ensino. Neste contexto, interessa compreender por que razão as exigências de aprendizagem no Ensino Superior reflectem de forma tão flagrante lacunas formativas ao nível do Ensino Secundário e até que ponto esse grau de exigência não é o resultado de pedagogias orientadas para o primado enciclopédico e não para o desejável desenvolvimento intelectual do aluno, quer enquanto futuro profissional quer enquanto cidadão. Factores como a influência social, o ambiente sócio-económico e cultural envolvente do aluno são também objecto de análise no presente trabalho."

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents