Author(s):
Paixão, Fátima ; Jorge, Fátima ; Teodoro, Jose ; Silveira, Paulo ; Balau, Sónia
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/994
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Educação básica; Ciências; Matemática; Resolução de problemas; História da ciência; Exposição interativa
Description
É actualmente bem sentida a necessidade de desenvolver competências transversais de resolução de problemas. Considerando a utilização de espaços de aprendizagem não formais como um bom complemento de aprendizagem das ciências/matemática e reconhecendo a História da Ciência como uma abordagem que proporciona, entre outros aspectos, excelente motivação, desafiamo-nos a desenvolver um Projecto de uma Exposição interactiva constituída por um conjunto de módulos de problemas matemáticos históricos com resolução manipulativa, associados a grandezas físicas abordadas no 1o e 2o CEB (massa, volume, capacidade, área e comprimento). Evidenciamos as potencialidades educativas do projecto, dando conta da avaliação por professores que a visitaram com os seus alunos.