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Etnocentrismo e marca-nação: efeitos na intenção de compra

Author(s): Miranda, Sandra ; Matos, Elisa

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/10600

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Imagens país-de-origem; Marca-Nação; Ligação afectiva; Etnocentrismo do consumidor; Consumo doméstico; Produtos nacionais; Comportamento do consumidor; Identidade nacional; Country-of-origin Image; Nation-brand; Emotional bond; Consumer ethnocentrism; Domestic consumption; National products; Consumer behavior; National identity


Description

O consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes fatores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de influência e relação entre os fatores aqui analisados recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 150 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas.

ABSTRACT: Domestic consumption is a way of consuming products focused on the home country. According to the literature, the image that consumers have of their own country and their products, their emotional bond to the country and their ethnocentric tendencies can predict to some extent the consumption behavior of domestic consumer. As such, it is intent of this research to contribute to a deeper understanding of the impact of these factors on the portuguese consumer’s intention to purchase Portuguese products. To test the existence of an influence of these factors upon the purchase intention of national products by domestic consumers in Portugal, we used a quantitative method of research through a questionnaire to 150 individuals. Based on the results obtained we could confirm all of the previously defined working hypotheses.

Document Type Book
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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