Document details

Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de pr...

Author(s): Almeida, Pedro da Cruz cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/1302

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação matemática; Educação básica; Ensino; Matemática; Formulação de problemas; Resolução de problemas; Mathematical education; Basic education; Mathematical teaching; Problem posing; Problem solving


Description
Com este estudo procurou-se investigar como reagiam os alunos de uma turma do 3º ano de escolaridade colocados perante a tarefa de formularem perguntas no sentido de transformarem contextos em problemas. Os contextos fornecidos como estímulo consistiam em situações, apresentadas sob a forma de texto, com informação suficiente para constituírem problemas matemáticos através de uma ou várias perguntas. Os dados das situações envolviam relações multiplicativas. Os alunos foram convidados a responder a perguntas formuladas por si mesmos num ambiente de avaliação. Através de uma metodologia qualitativa procurou-se observar a adequação da pergunta do aluno ao contexto da situação apresentada e, por outro lado, observar a sua compreensão da situação através da relação entre a pergunta formulada e a resposta dada. Dado o ambiente de avaliação em que os alunos se encontravam, a discussão do estudo incide na maior ou menor adequação das perguntas dos alunos ao contexto da situação fornecida ou às suas competências para as resolver.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents