Document details

A publicidade e os cânones retóricos: da estratégia à criatividade

Author(s): Verissimo, Jorge

Date: 2021

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/13199

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Publicidade; Estratégia criativa; Mensagem publicitária; Discurso publicitário; Persuasão; Processo criativo; Figuras de estilo; Retórica


Description

O livro é dedicado ao estudo do sistema publicitário na sua dimensão discursiva e persuasiva. Neste contexto, procura abordar as temáticas da intencionalidade da mensagem publicitária, do processo criativo em publicidade, dos constituintes do discurso publicitário e da relevância da aplicação das figuras de estilo para o processo criativo em publicidade. Recorrendo ao esquema inventio, dispositio e elocutio, pretende evidenciar que a retórica clássica está presente no âmago de diversas atividades do fenómeno publicitário, simultaneamente que será uma forma pragmática de despertar os leitores para a relevância e para a importância da retórica na publicidade, enquanto técnica de comunicação persuasiva. Procura, ainda, mostrar que a publicidade, tal como a retórica, visa a adesão do público às questões enunciadas e que a mensagem deverá ser adequada às circunstâncias (objetivos propostos) e ao público, havendo, também, um cuidado com o estilo e a forma de produzir discursos atrativos e cativantes, que simultaneamente terão de revelar credibilidade (da fonte/marca).

Document Type Book
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents