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Políticas educativas e aprendizagem dos alunos no ensino não-superior português

Author(s): Antunes, Marina Godinho ; Mucharreira, Pedro Ribeiro ; Cabrito, Belmiro ; Cerdeira, Luisa

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/13856

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Políticas educativas; Aprendizagem; Redução do número de alunos por turma; Formação de Professores; Projetos educativos; Educational policies; Students learning; Class-size reduction; Teacher training; School educational projects; Aprendizaje; Reducción en el número de estudiantes por clase; Formación de profesores; Proyectos educativos


Description

Artigo publicado em revista científica internacional

A presente investigação tem como objetivo investigar o papel que algumas variáveis podem ter no incremento das aprendizagens dos alunos, tais como o envolvimento dos alunos, os projetos educativos de escola algumas políticas educativas, como o currículo nacional, a redução do número de alunos por turma ou a formação contínua de professores. A investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora utilizando técnicas quantitativas de recolha e análise de dados. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário online desenvolvido pelos autores para avaliar as diferentes dimensões do modelo proposto, recorrendo-se nesse sentido a uma amostra de conveniência constituída por 1.320 professores e diretores de escolas de ensino não-superior, público e particular e cooperativo, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, do território português, no ano letivo de 2017/2018. No tratamento de dados quantitativos, utilizou-se o modelo de equações estruturais (SEM), através do software SPSS para investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. As principais conclusões do estudo apontam no sentido de que a melhoria do desempenho escolar dos alunos foi influenciada de forma significativa pelos métodos de estudo dos alunos e não revelou como diretamente significativa a influência da redução do número de alunos por turma, da formação de professores e do currículo nacional.

This research aims to study the role that some variables might have in the improvement of students learning, namely, students’ engagement, school educational projects and some educational policies, such as the national curriculum, a class-size reduction or the commitment to continuous teacher training, trying to understand the role that they might have in the improvement of learning and personal and social skills of the students in the Portuguese educational system. Regarding the methodology, the research is qualitative in the line of an interpretative paradigm, although using quantitative techniques of data collection and analysis. The data were obtained through the application of a digital survey developed by the authors to evaluate the different dimensions of the proposed research model, using for this purpose a sample of convenience constituted by 1320 teachers and school directors of non-higher education, public and private and cooperative, from the first cycle to the high school, of the national territory, in 2017/2018. The email addresses were obtained from the database available on the “Portal of Schools”. In the treatment of quantitative data, a structural equation model (SEM) was used through the SPSS software, to investigate the possible relationships between the different dimensions incorporated in the model. The main conclusions of the study point towards that the students' school improvement were only influenced by the students' study methods and did not reveal as significant the influence of the variable's class-size reduction, teacher training, and the national curriculum.

Esta investigación tiene como objetivo investigar el papel que pueden desempeñar algunas variables en la mejora del aprendizaje de los estudiantes, como la participación de los estudiantes, los proyectos de educación escolar y algunas políticas educativas como el plan de estudios nacional, la reducción en el número de estudiantes por estudiante. clase o formación continua del profesorado. La investigación es de naturaleza cualitativa, en línea con un paradigma interpretativo, aunque utiliza técnicas cuantitativas de recolección y análisis de datos. Los datos se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario en línea desarrollado por los autores para evaluar las diferentes dimensiones del modelo propuesto, utilizando una muestra de conveniencia que consta de 1.320 maestros y directores de escuelas no terciarias públicas y privadas. y cooperativa, desde el primer ciclo hasta la educación secundaria, del territorio portugués, en el año escolar 2017/2018. En el tratamiento de datos cuantitativos, utilizamos el modelo de ecuaciones estructurales (SEM) a través del software SPSS para investigar las posibles relaciones entre las diferentes dimensiones incorporadas en el modelo. Las principales conclusiones del estudio indican que la mejora del rendimiento académico de los estudiantes fue influenciada significativamente por los métodos de estudio de los estudiantes y no reveló como directamente significativa la influencia de la reducción en el número de estudiantes por clase, la formación del profesorado y del currículum nacional.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
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