Author(s):
Gomes, Carla Sofia Fonseca
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/1554
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Qualidade do ar; Tráfego automóvel; PM10; NOx; CO; HC; Modelos de dispersão; TAPM; Factores de emissão; Air quality; Road traffic; Air dispersion models; TAPM and emissions factors
Description
A preocupação sobre a qualidade do ar nas zonas industriais confere aos estudos sobre a qualidade do ar uma importância acrescida. Este trabalho teve como objectivo saber qual a contribuição dos principais poluentes provenientes do tráfego automóvel para a qualidade do ar na zona do parque industrial da Sapec, da Península da Mitrena, concelho de Setúbal, recorrendo ao modelo meteorológico e de qualidade do ar, TAPM (The Air Pollution Model). Neste trabalho analisaram-se dados da estação de monitorização da qualidade do ar, mais próxima da zona de estudo (Subestação) por forma a caracterizar-se a zona em causa, a nível meteorológico e da qualidade do ar. Os dados metereológico desta estação também foram utilizados com o objectivo de se validar os resultados meteorológicos obtidos pelo modelo. Na avaliação da contribuição do tráfego para a qualidade do ar, recorreu-se a um estudo de tráfego realizado pela Estradas de Portugal (EP) em 2004. Este estudo realizou a contagem dos veículos que se dirigiram ao parque industrial nos dias 14 e 15 de Dezembro, num período de 24 horas. A partir dessa contagem e de factores de emissão foi possível determinar a contribuição, de cada classe de veículo, para as concentrações atmosféricas de PM10 (resultantes de processos de combustão e ressuspensão), NOx, CO e HC. A comparação entre os dados meteorológicos simulados e medidos mostram que o modelo teve um bom comportamento, isto é, as discrepâncias entre os valores simulados e medidos foram mínimas. Relativamente à contribuição de cada categoria de veículos para a qualidade do ar, verificou-se que a classe de pesados de mercadorias foi aquela que mais contribui para as emissões de PM10, NOx e HC, enquanto que para as emissões de CO foram os veículos ligeiros de passageiros que tiveram uma maior contribuição. As classes dos motociclos e ciclomotores foram aquelas que tiveram uma menor contribuição para as concentrações atmosféricas de poluentes. Comparando as emissões de PM10 provenientes dos processos de combustão e de ressuspensão conclui-se que a maior percentagem provem da ressuspensão.
The concern about the air quality in the industrial areas enhances the importance of air quality studies. The main goal of this work is to address the contribution of the road traffic major pollutants to the air quality of industrial park SAPEC Bay, located at Mitrena’s peninsula, Setúbal, using a meteorological and air quality model (TAPM – The Air Pollution Model). In the present work, and in order to characterise the meteorology and air quality of the studied area, the data of the nearest monitoring station of air quality (―Subestação‖) was analysed. The meteorological data of that station was used to validate the meteorological data of the model. The assessment of the road traffic contribution to the air quality was sustained in a traffic study occurred during 2004, provided by Estradas de Portugal (EP). In that study a vehicle counts was accomplished, through a 24h period, during the days 14th and 15th of November. From that counting jointly with emissions factors was possible to obtain the contribution of each vehicles classes to the air concentrations of PM10 (from vehicles exhausted emissions and it dust ressuspension), NOx, CO and HC. The comparison between simulate and measured meteorological data shows a good model behaviour, which means that the differences among simulate and measured values was minimal. Regarding to the contribution of each vehicle classes to air quality, was observed that the heavy vehicle classes was the one that has most contributed for the emissions of PM10, NOx and HC, whereas the highest emissions of CO was coming the cars classes. The smallest contribution to ambient air quality was owned by motorcycles. Matching up the vehicle exhausted emissions and those coming up from ressuspension traffic road ressuspension, is possible to conclude that higher amount is from the latter.