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Materiais elásticos como elementos de protecção em vias balastradas

Author(s): Guedelha, Pedro Lisboa

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2139

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): LCC; RAMS; Materiais elásticos; Renovação; Manutenção


Description

Nas últimas décadas o transporte ferroviário sofreu inúmeras alterações, devido as crescentes exigências impostas ao sector e a necessidade de o tornar num sistema de transporte mais competitivo, podendo assim rivalizar com os seus principais concorrentes, os transportes aéreos e rodoviários. Essas alterações, passam por, inovações a via balastrada nomeadamente, com a introdução de novos materiais, como sejam, por exemplo, os materiais elásticos, como complemento aos componentes da via tradicional, associados a métodos construtivos inovadores ou melhorados. Assim sendo, no presente estudo pretende-se dar uma visão do estado de desenvolvimento deste tipo de soluções relacionando-as com novas formas de olhar o projeto ferroviário, sendo certo que hoje em dia e fundamental não só dar enfase as fases de dimensionamento e execução, mas também as fases de manutenção e renovação, através de processos mais criteriosos e transparentes, nos quais a analise RAMS (Reliability, Availability, Maintainability and Safety) e LCC (Life-Cycle Cost) se assumem como cruciais para enfrentar os desafios futuros.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Armando do Carmo; Pinto, Paulo Jorge dos Santos Almeida; Fortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso Teles
Contributor(s) RCIPL
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