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Teatro no 1º ciclo do ensino básico: relação entre formação dos professores e práticas pedagógicas

Author(s): António, Luís Miguel Domingos

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2328

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Teatro; Educação; Expressão dramática; Formação de professores; Formação ao longo da vida; Theatre in Education; Education; Theatre; Dramatic expression; Teacher training; Lifelong learning


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade em Educação Artística -Teatro na Educação

A área do Teatro/Expressão Dramática (TED) no 1º CEB assume uma grande importância para o desenvolvimento das crianças, tanto nas suas aprendizagens formais como no conhecimento de si, dos outros e do mundo. Este estudo centra-se na influência que a formação dos docentes tem na sua prática pedagógica nesta área. Tem como objetivos: i) Identificar especificidades das abordagens da área curricular disciplinar de TED no 1ºCEB, quer no plano da gestão dos conteúdos e das cargas horárias, quer também no plano das metodologias seguidas pelos professores, com e sem formação específica anterior; ii) Compreender as motivações que levam os professores do 1º CEB a escolherem formação em teatro na educação, face às ofertas formativas disponibilizadas nesta área; e iii) Perceber se as experiências de formação anteriores à prática profissional têm influência tanto na importância atribuída pelos docentes ao teatro na educação como, em geral, nas suas práticas pedagógicas. O estudo foi orientado por uma questão principal: Que influências têm as experiências vividas anteriormente à docência e a formação em teatro na educação na prática pedagógica dos professores do 1º CEB, em particular na abordagem da área curricular disciplinar de TED? O trabalho desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa, com recurso a uma amostra de dez professores do 1º CEB de quatro agrupamentos diferentes, de dois concelhos da área metropolitana de Lisboa. Como metodologia de recolha dos dados utilizámos as técnicas da entrevista semi-diretiva e da análise documental e, como técnicas de tratamento de dados, a análise de conteúdo e a análise documental. Concluímos que as experiências de formação têm influência na prática pedagógica dos professores nesta área, havendo diferenças significativas entre os que possuem formação em teatro na educação e os que não possuem. Contudo, a forma como a área curricular disciplinar é abordada fica aquém do que é proposto nos documentos orientadores. - ABSTRACT Theatre and Dramatic Expression (TDE) is of great importance for children development in primary education, both in their formal learning as in self- knowledge, knowledge of the others and of the world. This study focuses on the influence of teachers’ training in their Theatre and Dramatic Expression practices in the classroom. The objectives are i) to identify specific approaches of TDE disciplinary curricular area in primary education, not only in what concerns content management and workloads, but also in what regards methodologies followed by teachers with or without previous specific training; ii) to understand the motivations that lead primary teachers to choose training in theatre in education, given the training offer in this area; and iii) to understand whether training experiences prior to professional practice influence the relevance teachers give to theatre in education as well as their pedagogical practices in general. The main question that guided the study was: what influence do experiences lived prior to teaching, and training in theatre in education have on the pedagogical practice of primary teachers, particularly on the approach to TDE disciplinary curricular area? The study was developed through a qualitative approach, using a sample of ten primary teachers from four different groupings of two different counties in the metropolitan area of Lisbon. The methods used to collect data were semi-structured interviews and documents analysis; the techniques of data treatment used were content analysis and documentary analysis. Results suggest that training experiences influence teachers’ pedagogical practice in this area, but there are significant differences between those who have training in theatre in education and those who have not. However, the curriculum treatment is very poor and falls short of the directives of the guiding documents.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Falcão, Miguel
Contributor(s) RCIPL
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