Document details

A educação do corpo na formação do actor conectar-se com o corpo

Author(s): Vascon, Maria Helena Baptista Marinheiro

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2393

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Corpo; Espaço; Movimento; Emoção; Expressão; Body; Space; Movement; Emotion; Expression


Description

Projecto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação

Existe a necessidade de uma rigorosa e constante exploração das técnicas e saberes necessários para a aprendizagem da arte dramática, assim como a de desenvolver competências artísticas e profissionais nos alunos, de forma a prepará-los para as suas carreiras. Este estudo pretende responder a essas necessidades, trazendo à superfície, a partir do projecto realizado na disciplina de Movimento, outras carências emergentes, pessoais, físicas e emocionais de adolescentes em fase de crescimento. O conhecimento do corpo e das suas potencialidades como instrumento de expressão pessoal e cénica e a sua utilização de uma forma consciente e criativa norteou este projecto. Utilizando uma metodologia de Investigação-Acção e apoiando-nos nos conceitos e exigências de mestres formadores da arte dramática, encontrámos em Laban um intermediário capaz de fornecer os instrumentos adequados para empreender esta complexa tarefa de colocar o corpo do actor ao serviço do personagem, indicando-nos caminhos viáveis para a superação de limitações, com estratégias e linhas reguladoras explícitas e claramente identificáveis em todas as fases do processo exploratório. - Abstract There is a need for a rigorous and constant search for the techniques and knowledge required for the apprenticeship of dramatic arts, and also to develop artistic and professional skills in students, in order to fit them for their careers. The present work aims to respond to this need, bringing to the surface other emerging issues, such as personal, physical and emotional ones, concerning adolescents on a growing up process; educating the body, knowing it, enabling the student to use it as his own instrument of personal and scenic expression, in a sentient and creative way, through a project developed in Movement Class. Based upon concepts and demands from master educators in dramatic arts, we found Laban to be one intermediary, capable of providing the adequate tools to enable the accomplishment of this complex task, placing the actor inside the character’s body, showing us viable ways to overcome limitations, with explicit strategies and regulatory lines, clearly identifiable throughout all stages of the process. Keywords:

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Ana Bela
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents