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Modelização de um dispositivo de travagem automático de via, através do método dos elementos finitos

Author(s): Coelho, João Miguel Guedes

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2553

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Método dos elementos finitos; Proteção automática de comboios; DTAV; Finite element method; Automatic train protection


Description

Apresenta-se a modelização, através do Método dos Elementos Finitos, de um sistema de proteção automática de comboios, denominado DTAV – Dispositivo de Travagem Automático de Via. A modelização é realizada com o auxílio do software Ansys 13.0. Descreve-se a evolução histórica dos sistemas de proteção automática de comboios, desde a época vitoriana até à atualidade. São categorizados os vários tipos de sistemas de proteção existentes, consoante as suas funcionalidades e os seus princípios físicos de funcionamento. É apresentada uma breve descrição da normalização em vigor, aplicada aos sistemas de proteção automáticos de comboios. Descreve-se em pormenor o sistema DTAV, nomeadamente a sua funcionalidade, o seu princípio físico de funcionamento e o conjunto de equipamentos de que é constituído. Apresenta-se uma breve introdução sobre o método dos elementos finitos, enquadrando o modelo criado com os princípios físicos em que se fundamenta, nomeadamente através da descrição das equações de eletromagnetismo. Desenvolve-se modelo do sistema DTAV, evidenciado as etapas da construção e os resultados obtidos, validados por um conjunto de especificações e ensaios prévios realizados em laboratório.

It presents the modeling, through the Finite Element Method, of a automatic train protection system, called. The modeling is performed with the aid of the software Ansys 13.0. It describes the historical evolution of automatic train protection systems, from the Victorian era to the present day. It is categorized the various types of existing protection systems, depending on their features and their physical principles of operation. It briefly describes the existing standards, applied to the automatic train protection systems. It describes in detail the DTAV system, including its functionality, its physical principle of operation and equipment that is constituted. It presents a brief introduction to the finite element method, fitting the model created with the physical principles on which is based, including the description of the equations of electromagnetism. It is developed the model DTAV system, evidenced stages of construction and the obtained results, validated by a set of specifications and preliminary tests carried out in laboratory.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Quadrado, José Carlos Lourenço; Luís, Ricardo Jorge Ferreira
Contributor(s) RCIPL
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