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Os programas de matemática do ensino básico de 1990 e de 2007 e o processo de implementação do programa de 2007, no 1º ciclo do Ensino Básico

Author(s): Alpalhão, Carla Margarida Nunes

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2909

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Programa de Matemática de 1990; Programa de Matemática de 2007; Formação de professores; Currículo prescrito e implementado; 1.º ciclo do ensino básico; Syllabus of Mathematics 1990; Mathematics Syllabus, 2007; Teacher training; Prescribed and implemented curriculum; 1st cycle of basic education


Description

Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré – Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

O presente estudo tem como objectivos fazer uma análise comparativa entre dois programas de matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico, o de 1990 e o Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB)1 de 2007, e acompanhar o processo de implementação deste último, nos 1º e 3º anos de escolaridade, num agrupamento de escolas do Concelho de Oeiras, no ano lectivo 2009/2010. Com estes objectivos, este estudo centra-se na análise dos referidos programas e no trabalho desenvolvido, por um formador e um grupo de formandos na implementação do NPMEB. Em 2009/2010 o NPMEB foi implementado em cerca de 400 agrupamentos de escolas do país. A partir de 2010/2011, o NPMEB foi implementado em todas as escolas. A investigação segue um paradigma qualitativo, baseada na observação de sessões de formação, sessões de acompanhamento em sala de aula e duas entrevistas às formandas. Foram ainda feitas entrevistas a uma das professoras responsáveis pelo NPMEB e a uma professora que esteve envolvida no processo de avaliação do programa de 1990. As fontes documentais analisadas foram os programas de matemática de 1990 e de 2007, os documentos de apoio aos professores emanados pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), e os documentos de orientação do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM). Na revisão da literatura foram focadas questões do currículo, principalmente do currículo prescrito e implementado. Foram formuladas as seguintes questões de investigação: - Que influências teve o Seminário de Vila Nova de Milfontes no programa de 1990? - Porque surge o programa de 2007? - Quais as principais diferenças entre o programa de 1990 e o de 2007, no 1º ciclo? - Como decorreu o processo de implementação do programa de 2007? - Quais as opiniões e expectativas dos professores/formandos, sobre o programa de 2007? - Quais as dificuldades dos professores na implementação do programa de 2007? Relativamente às influências do Seminário de Vila Nova de Milfontes no programa de 1990, destaca-se deste seminário a elaboração de um documento que serviu de base a este programa. Neste documento salienta-se o abandono da Matemática Moderna e é dada ênfase naResolução de Problemas. O NPMEB surge na sequência do aparecimento do Currículo Nacional em 2001, da necessidade de se elaborarem programas congruentes com o mesmo e do compromisso de revisão dos programas três anos após o seu aparecimento. Relativamente às diferenças entre os programas de 1990 e o NPMEB (2007), no 1º ciclo, este último apresenta um novo tema matemático, Organização e Tratamento de Dados e destaca-se sobre uma metodologia de trabalho com os alunos baseada no construtivismo. A valorização dada ao pensamento algébrico é também uma das diferenças mais significativas. Ao nível das expectativas, quer os formandos, quer a formadora foram da opinião que com este NPMEB e com esta metodologia de trabalho os alunos melhoram os resultados escolares e a ideia negativa da disciplina de matemática pode ser alterada. As dificuldades mais sentidas pelos formandos prendem-se com a forma de agir em determinadas tarefas matemáticas e com a escolha dos manuais escolares para o ano lectivo seguinte a este ano de experiência de implementação. Para os formandos o trabalho de planificação em grupo foi uma mais-valia e a presença da formadora na sala de aula foi sentida como um modelo de acção de preparação para a mudança.

ABSTRACT This study aims to make a comparative analysis of two mathematics syllabi for the 1st Cycle of elementary education, the 1990 and the New Program of Mathematics (NPMEB), 2007, and monitor the implementation process of the latter on the 1st and 3rd years of schooling, in a grouping of schools in Oeiras. With these objectives, this study focuses on the analysis of such programs, and work done by a supervisor and a group of trainees in the implementation of NPMEB. In 2009/2010 the NPMEB was implemented in about 400 grouping of schools. From 2010/2011onwards, the very same syllabus was generalized throughout the country. The research follows a qualitative paradigm, based on observation of training and coaching sessions in the classroom and two interviews with the trainees. Still two more interviews were performed, namely, to one of the teachers responsible for the NPMEB and the other to a teacher who was involved in the process of program evaluation in 1990. The documentary sources examined were the mathematics programs of 1990 and 2007, all the documents to support teachers’ work issued by the Directorate General for Innovation and Curricular Development (DGIDC) and the Teacher Ongoing Development Programme in Mathematics (PFCM). We conducted a literature review focusing on curriculum issues, mainly the prescribed curriculum and the implemented one. The following research questions guided our research: - What influences had the Seminar of Vila Nova de Milfontes over the 1990 syllabus? - Why does the 2007 syllabus come out? - What are the main differences between the syllabi of 1990 and 2007 in the 1st Cycle? - How did the implementation of the 2007 syllabus run? - What are the teachers / trainees’ views and expectations on the 2007 syllabus? - What are the teachers’ difficulties in implementing the 2007 syllabus? With regard to the influences of the Seminar of Vila Nova de Milfontes in the design of the 1990 syllabus, it stands out the elaboration of a document that was the basis for that program. In this document it is worth pointing out the leaving behind of Modern Mathematics and major emphasis is given to problems solving issues. NPMEB arises just after the emergence of the National Curriculum in 2001, along with the need to develop congruent programs aligned with it, and the compromise of revising the programs three years after their coming out.As for the differences between the programs of 1990 and the NPMEB (2007), in the 1st Cycle, the latter presents a new mathematical subject, Organization and Data Analysis, whose implementation is based on a constructivist methodology of working with students. The importance given to algebraic thinking is also one of the major and significant differences. In terms of expectations, whether trainees or the trainer were of the opinion that with this NPMEB and with this working methodology students improve their school results and the negative idea of the subject Mathematics can be changed. The difficulties experienced by most students bound themselves with how to act in certain mathematical tasks and with the choice of textbooks for the school year to come after this year of implementation. For the trainees the planning group work was an asset and the presence of the trainer in the classroom was felt like a role model of action for change.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Monteiro, Cecília
Contributor(s) RCIPL
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