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Avaliação do desempenho docente e supervisão pedagógica: implementação numa escola do ensino particular e cooperativo

Author(s): Monteiro, Maria Helena Matias

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3130

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Avaliação de desempenho docente; Supervisão clínica; Desenvolvimento profissional; Prática pedagógica; Evaluation of teacher performance; Clinical supervision; Professional development; Pedagogical practice


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação - Especialização em Supervisão em Educação

Este estudo relata o processo de criação e implementação dum dispositivo de avaliação de desempenho docente (ADD) num colégio do ensino particular e cooperativo que foi desenvolvido através do modelo de supervisão clínica, de forma a fazer prevalecer a dimensão formativa da ADD, ao invés da dimensão sumativa e classificativa. O objetivo geral do estudo é saber se a criação, implementação e monitorização de dispositivo de ADD desenvolvido através do processo de supervisão clínica contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes. Começámos por realizar entrevistas aos participantes de forma a conhecer a sua percepção e expetativas sobre a importância da ADD e da supervisão pedagógica e realizar uma sessão de formação sobre supervisão clínica. A fase da implementação incluiu a realização de dois ciclos de supervisão clínica a cada uma das professoras do 1ºCEB participantes por parte da supervisora-avaliadora, o registo do decurso desses mesmos ciclos e a realização de um portefólio individual de trabalho por parte de cada professora. No final foram realizadas novas entrevistas para conhecer a opinião das participantes sobre o dispositivo implementado e tentar perceber o seu contributo para o desenvolvimento profissional das docentes. Os dados recolhidos permitiram concluir que o processo de ADD contribuiu para melhorar o desempenho profissional das docentes que consideraram que as suas práticas pedagógicas evoluíram positivamente, realçando o trabalho colaborativo, o exercício reflexivo, a relação com a supervisora e a observação de aulas. Nos registos dos ciclos supervisivos verificámos que as suas preocupações se prendem, sobretudo, com a gestão do grupo turma e com o desenvolvimento de conteúdos programáticos. Nota-se, no geral, uma melhoria da capacidade de reflexão e problematização das situações de prática quando passam do 1º para o 2º ciclo de supervisão. Todas concordam com a continuidade do dispositivo criado e salientam, como principal potencialidade, a possibilidade de melhorarem o seu desempenho profissional.

Abstract This study reports the process of creation and implementation of a teaching performance assessment device (ADD) in a private and cooperative school which was developed through the clinical supervision model, in order to prevail the training dimension of the ADD, instead of the summative and qualifying dimension. The overall purpose of the study is to know whether the creation, implementation and monitoring of the ADD device developed through the clinical supervision process contributes to the professional development of teachers. We began by conducting interviews to participants in order to meet their perception and expectations on the importance of the ADD and pedagogical supervision and perform a training session on clinical supervision. The implementation phase included the performance of two clinical supervision cycles to each one of the teachers of the 1st CEB participants by the supervisor-judge, the process registration of these cycles and the realization of an individual portfolio of work by each teacher. At the end new interviews were conducted to learn the opinion of the participants about the implemented device and try to understand its contribution to the professional development of teachers. The collected data allowed to conclude that the ADD process contributed to improve the professional performance of teachers who considered their pedagogical methods have developed positively, enhancing the cooperative work, the reflective exercise, the relationship with the supervisor and the observation of lessons. In the records of the supervisory cycles we found that their concerns are related, especially, with the management of the group class, and with the development of the syllabus. It is noted, in general, an improvement in the ability of reflecting and problematizing practical situations when they pass from the 1st to the 2nd cycle of supervision. All teachers agree in maintaining the created device and all of them emphasize, as main potential, the possibility of improving their professional performance.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Leite, Teresa
Contributor(s) RCIPL
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