Document details

Percursos de vida profissional: da formação inicial à entrada na carreira

Author(s): Meira, Maria da Conceição dos Santos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3133

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Formação de professores; Desenvolvimento profissional do professor; Professor principiante; Indução profissional; Histórias de vida de professores; Teachers formation; Teacher professional development; Novice teacher; Professional induction; Teachers’ life stories


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - especialidade Supervisão em Educação

Os estudos realizados no âmbito da inserção profissional dos professores principiantes permitem identificar um conjunto de problemas enfrentados por estes à entrada da profissão docente, deixando claro que nem todos se iniciam de forma serena e pacífica. A presente dissertação inscreve-se nesta problemática, centrando a pesquisa no percurso de vida profissional de seis professores principiantes, do 2º Ciclo do Ensino Básico, diplomados em 2005-2006, nos cursos Pré- Bolonha, na variante de Matemática e Ciências da Natureza, por uma Escola Superior de Educação do país. Pretende-se, com este estudo, descrever e compreender os percursos dos professores em início de carreira, as suas dimensões mais evidentes, analisando os processos de inserção profissional no que diz respeito aos aspetos que o condicionam e aos contextos que se revelam constrangedores ou facilitadores dessa mesma inserção profissional. No que respeita às opções metodológicas, este estudo, recorre a abordagens qualitativas, interpretativas de natureza narrativo-biográficas, com recurso à utilização da entrevista semiestruturada. As técnicas de recolha de dados foram, designadamente, a entrevista semiestruturada e a análise documental. O processo de tratamento de dados, muito embora modelado pelo referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo. As categorias de análise emergiram das respostas dos participantes. Os resultados do estudo colocam em evidência aspetos que se configuraram de dificuldade à entrada da profissão docente, relacionados com lacunas percecionadas na formação inicial, com a construção da sua identidade profissional, com as caraterísticas dos contextos de trabalho e, ainda, com os aspetos didáticos da condução do processo de ensino e aprendizagem.

Abstract The studies realized under the professional integration of novice teachers identify a set of problems faced by them at the entrance of the teaching profession, making it clear that not all begin their profession in a calm and peaceful way. The present essay inserts on this problematic, researching the professional life of six novice teachers from the 2nd Cycle of Basic School, graduated in 2005-2006, pre-Bologna, in the Mathematics and Natural Sciences field, by a Superior Educational School in Portugal. The goal of this study is to describe and understand the beginning teachers’ pathways, their most obvious dimensions, analysing the processes of professional insertion, regarding the aspects that condition these processes and the contexts that reveal them embarrassing or facilitators of that professional insertion. About the methodology, this study uses qualitative and interpretive approaches from biographical narrative nature, recurring to semi-structured interviews. The data collection techniques were, in particular, the semi-structured interviews and documentary analysis. The data processing, although modelled by the theoretical framework, followed the recommended steps for content analysis. The analysis categories emerged from the participants’ answers. The study results provide evidence of aspects that have shaped difficulties in the entrance to the teaching profession, related to the existence of gaps in basic training, in the construction of their professional identity with the characteristics of the work context and, still, with the didactic aspects that conduce the teaching-learning process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents