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Integração de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular – estudo de caso Escola Secundária Amor de Deus

Author(s): Fernandes, Albertina Furtado

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3158

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Integração; Inclusão; Aluno; Necessidades educativas especiais; Ensino regular; Integration; Inclusion; Students; Special education; Formal education


Description

Dissertação apresentada à Universidade de Cabo Verde e à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestrado em Educação Especial

Este estudo intitula-se, “Integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular – Estudo de Caso da Escola Secundária Amor de Deus.”, e com ele pretende-se saber se como a referida escola processa a integração de alunos com necessidades educativas especiais. Para a concretização dos objectivos do estudo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa em que foram questionados vinte e quatro directores de turma e entrevistados seis professores que leccionam alunos que apresentam necessidades educativas especiais e os três alunos que apresentam necessidades educativas especiais. Os resultados do estudo permitiram-nos constatar que apenas três alunos com NEE foram identificados na escola Amor de Deus integrados no ensino regular. Estes sentem-se socialmente integrados e a maioria dos professores concordam com a integração de alunos com NEE no ensino regular. Contudo, a integração é limitada, na medida em que os recursos estão reduzidos a uma rampa para carrinhos de rodas e a alguns apoios humanos, apoios esses que são devido às características religiosas da escola que transmitem a professores e funcionários alguns valores através das reflexões diárias que, de uma forma geral, poderão servir para todos os alunos e, de uma forma específica, para os alunos com NEE. Em termos dos conteúdos curriculares aintegração fica aquém das expectativas, dada a falta de formação dos docentes, a não existência de qualquer professor especializado, nem de apoio técnico ou material específico para os alunos com NEE que permitam verdadeiras adaptações curriculares. Finalmente, a partir dos resultados obtidos e das conclusões foram deixadas algumas sugestões para melhorar a integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Abstract This study, entitled “Integration of Students with Special Educational needs in the Formal Education: a Case Study of the High School Amor de Deus”, examines the integration of students with special educational needs in formal education. This study, based on quantitative and qualitative data, included interviews with twenty-four class directors (administrators) and six special education teachers and, finally, three students with special educational needs. The results of the study allowed us to point out that only three students with special needs were identified at the referred school. They felt socially integrated and most teachers agree with the integration of pupils with special needs in mainstream education. However, integration is limited to the extent that resources are reduced to a ramp for wheeled chairs and some human assistance, support those who are due to the characteristics of religious school teachers and staff to convey some values through the daily reflections that, in general, can serve for all students and, in a specific way, for pupils with special educational needs. In terms of curriculum adaptation to the needs of the students, theissue of integration falls short of expectations due to the lack of teacher training, the lack of specialists and specific material for supporting the pupils’ needs. The thesis concludes with suggestions to improve the integration of pupils with Special Needs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sim-Sim, Inês
Contributor(s) RCIPL
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