Document details

Modelo SIG para apoio à análise de sistemas de transportes e usos do solo

Author(s): Lopes, Daniela Filipa da Ponte

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3323

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Geração de viagens; Geração de estacionamento; Usos do solo; Modelação conceptual; Linguagem UML; Travel patterns; Parking Spaces; Soil use; Conceptual modelling; UML programming language


Description

Dissertação de natureza científica para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil

A evolução e desenvolvimento do tecido urbano tem vindo a aumentar a necessidade de ferramentas e metodologias ajustadas às novas realidades sociais. Assim, com a presente dissertação, desenvolveu-se um modelo em linguagem orientada por objetos (UML) que permite extrair indicadores para a realização de análises no setor dos sistemas de transporte e de espaços urbanos ao nível da ocupação de solo e também realizar previsões para o desenvolvimento do tecido urbano. O modelo subdivide-se em dois submodelos denominados de submodelo de transportes e submodelo de uso do solo. O submodelo de transportes permite determinar a geração de viagens e de estacionamento numa área urbana existente ou por desenvolver. Através da determinação da geração de viagens este submodelo possibilita o primeiro passo na modelação sequencial das decisões tomadas por cada indivíduo relativamente às suas opções de viagem. Com a determinação da geração de estacionamento torna-se possível a realização de uma análise entre o número de lugares de estacionamento gerados pelos diferentes usos de solo e o número de lugares disponíveis no tecido urbano. Por fim este submodelo permite determinar a quantidade de lugar es de estacionamento existentes numa determinada área em função de parâmetros de estacionamento pré-definidos. A utilização do submodelo de uso do solo permite auxiliar a caraterização do tecido urbano através de alguns índices e parâmetros urbanísticos, parâmetros de superfície, capitações e taxas que correlacionam os diferentes usos do solo.

Abstract: The expansion of the urban tissue has increased the necessity for the development of tools and methodologies adjusted to the evolution of social realities. Within the present thesis a model was developed using an object oriented programming language that enables an in-depth analysis of transport grid and urban soil occupation data and is also useful in the creation of predictability models for urban tissue development. The model is subdivided into two distinct models, transport and soil use. The transport model is valuable for understanding travel and parking patterns within an existing or developing urban area. Determining such patterns is the first step in the sequential modulation of individual decisions regarding travel choices. The model also enables cross-referencing of parking spaces associated to specific types of soil, as well as the number of parking spaces available that fit a pre-defined range of characteristics. The soil use model is useful for characterizing the urban tissue through the use of given indexes and urban parameters, surface parameters and taxes that correlate different soil uses.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Paulo José de Matos
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents