Document details

A educação artística e o desenvolvimento da criatividade e autonomia dos alunos de um curso profissional

Author(s): Afonso, Maria Filomena Perquilhas Baptista

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3328

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação artística; Criatividade; Trabalho de projeto; Autonomia; Agilização do pensamento criativo; Artistic education; Creativity; Project work; Autonomy; Agile creative thinking


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na Especialização de Artes Plásticas na Educação

O presente estudo centra-se no desenvolvimento da criatividade e da autonomia através da Educação Artística, nomeadamente na verificação do desenvolvimento da criatividade recorrendo a exercícios de agilização do pensamento criativo e da autonomia através da metodologia de trabalho de projeto. O estudo partiu de uma necessidade verificada em contexto de sala de aula, no ano letivo de 2011/2012, onde se observou que alguns alunos do 2º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial demonstravam pouca criatividade e pouca autonomia. Neste sentido, os objetivos do estudo são: i) Verificar se o recurso a estratégias de promoção da criatividade produz efeitos: a) Na fluidez, flexibilidade e originalidade; b) na aplicação dessas características no planeamento e desenvolvimento de projetos; ii) Identificar os efeitos do trabalho de projeto no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Organizou-se assim um projeto de intervenção com caraterísticas de investigação-ação. Na análise e tratamento de dados recorreu-se essencialmente à abordagem qualitativa e, pontualmente, a dados quantitativos de índole eminentemente descritiva. O estudo iniciou-se com uma entrevista e um questionário com vista a conhecer, respetivamente, as perceções dos alunos sobre Educação Artística e sobre Criatividade. Seguidamente realizou-se um exercício de agilização do pensamento criativo com o fim de aferir o grau de flexibilidade, fluidez e originalidade dos alunos, tendo a autonomia dos mesmos sido observada em contexto de sala de aula. Realizaram-se exercícios de desenvolvimento do potencial criativo e implementou-se um projeto de Educação Artística, utilizando a metodologia de trabalho de projeto. No final recolheram-se os dados necessários para avaliar o processo e os resultados do projeto, repetindo-se o exercício de agilização do pensamento criativo e realizando-se um questionário de avaliação. Através desta análise foi possível concluir que o recurso a técnicas de desenvolvimento do potencial criativo contribuiu para desenvolver a criatividade dos alunos e que a metodologia de trabalho de projeto aplicada em Educação Artística contribuiu para lhes aumentar a autonomia.

Abstract The present study focuses on the development of creativity and autonomy through Artistic Education namely in the validation of the use of effective creative and autonomous thinking exercises through project work methodology. This study was started in the 2011/2012 school year when the students in the second year of the "Apoio Psicossocial" (Psychological and Social Support) professional course demonstrated a lack of creativity and autonomy. Based on the above, the objectives are: i) To verify if the promotion of creative strategies has effects on: a) creative flow, flexibility and originality; b) the application of the above traits on the planning and development of projects; ii) To identify the effects of project work in the development of student’s autonomy. An intervention project was initiated with the characteristics of an action research project. For the analysis and treatment of data, a qualitative approach was used, although in some particular cases, quantitative data is descriptive. The study started with an interview and a questionnaire with the purpose of knowing, respectively, the students’ assumptions about Artistic Education and about Creativity. Then, a creative thinking exercise to analyze the degree of flexibility, creative, flow and originality of the students was done. Their autonomy was observed in the classroom context. Exercises to improve creativity potential were undergone and an Artistic Education project was created, utilizing the work project method. In the end, the necessary data to evaluate the process and the project’s results were collected through the repetition of the creative thinking exercise and a final questionnaire. With this analysis, it was possible to conclude that the use of Creative Development techniques increased the students’ creativity and that the working project methodology applied to Artistic Education increased their autonomy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Leite, Teresa; Silva, Ana Maria Garcia Nolasco da
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents