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A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças

Author(s): Ribeiro, Tânia Alexandra da silva Eva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3950

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Aprendizagem; Ambiente educativo; Organização do espaço; Learning; Educational environment; Spatial organization


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este relatório tem como objetivo ilustrar, analisar, fundamentar e avaliar a Prática Profissional Supervisionada durante dois períodos de tempo distintos, 4 semanas, em contexto de creche e posteriormente, 15 semanas em contexto de Jardim de Infância. Em primeira instância através da observação participante e análise dos Projetos Educativos das Instituições e Projetos Pedagógicos de sala procedi à caraterização dos contextos socioeducativos para poder adequar a minha ação dando resposta aos interesses e necessidades dos grupos de crianças. Com base nessa caraterização e nos princípios subjacentes à minha identidade profissional foram delineadas as intenções gerais para a ação. Neste relatório são também apresentados alguns dos aspetos mais significativos de como foram concretizadas na ação as minhas intenções pedagógicas, relativamente ao grupo de crianças, às famílias e equipas educativas. No decorrer da Prática Profissional Supervisionada foi identificada a problemática mais significativa, a organização do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças, a qual dá nome a este relatório. Para lhe dar resposta direciono o “olhar” recorrendo a referências bibliográficas e evidências do trabalho desenvolvido. Este relatório resulta de um processo de reflexão contínuo sobre a minha intervenção e termina com a perspetiva crítica sobre a construção da minha identidade profissional, enquanto futura educadora.

ABSTRACT This report aims to illustrate, analyze, justify and evaluate the Supervised Professional Practice during two different periods: the first, during four weeks, in a nursery, and the latter, during fifteen weeks, in a kindergarten. First, through participating observation and by analyzing the Institutions’ Educational Projects and the room’s Pedagogical Projects, I proceeded to characterizing the social and educational contexts so that I could adequate my action to the interests and needs of the groups of children. Based on such characterization and on the principles underlying my professional identity, the general intentions were outlined towards the action. In this report, I also present some of the most significant aspects on how my pedagogical intentions were materialized through the action, in what regards to the group of children, to their families and educational teams. During the Supervised Professional Practice, it was identified the most significant problem, the organization of the educational environment as a mediator of children’s learning, which names this report. In order to respond to this problem, I direct my look recurring to bibliographical references and evidence of the developed work. This report results of a continuous reflection process about my intervention and ends with a critic perspective on the building of my professional identity as a future educator.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
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