Document details

Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar

Author(s): Bento, Débora Elisabete Cruz

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4005

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação pré-escolar; Livros infantis; Tipos de livros; Géneros literários; Pre-school education; Childlike literature; Books’ genres; Books’ potentialities


Description

Relatório da UC Seminário de Apoio à Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim-de-infância. Este debruça-se sobre a potencialidade dos livros na educação pré-escolar, tenta uma abordagem mais geral (não se focando apenas nos livros de estórias) sobre a versatilidade que estes materiais podem adotar numa sala de atividades. O livro pode ser o ponto de partida para uma atividade, o indutor de determinado tema ou questão lançado ao grupo de crianças, noutros casos pode ser ainda ele quem nos fornece as respostas a questões que surgiram previamente. Este material pode ser usado nas horas do conto pré-estabelecidas, pode ser utilizado em momentos de transição, pode (e deve) fazer parte das rotinas das crianças, desde que de forma versátil, garantindo que o momento de contacto com este material é motivador e estimulante para as crianças. O livro pode assumir vários propósitos, dependendo sempre da intencionalidade que o educador e o grupo têm. Neste sentido, cabe ao educador proporcionar às crianças o contato com diversos tipos de livros, adequando a escolha à faixa etária do grupo. Além disso, com o livro podemos abordar vários conteúdos e valores que queiramos trabalhar com um grupo de crianças. As áreas do conhecimento (segundo as OCEPE) mais facilmente trabalhadas com os livros são a formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, no entanto, através do livro podemos lançar desafios bastante interessantes e contextualizados no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e da matemática.

ABSTRACT The present report arises in the course of my professional practice supervised in two valences of the pre-school education: day-care center and kindergarten. This focuses to an overview of the potentiality of books in pre-school education, it tries a more general approach (without focusing only in the histories books) about the versatility and efficiency that these types of materials can have in classroom. The book can be used as a starting point to an activity, an inductor for a certain theme or question originated by the group, on the other hand, it can also be the one to gives us answers to previous question. This material can be used in pre-established tale hours, transition moments, (should) be a part of the children’s routines as long as in a flexible way, ensuring that the moment of contact with the material is motivating and stimulating for children. The book can take many purposes so it depends on the goal of the educator and his classroom. With this in mind, the educator should be capable to give the classroom different types of books depending on the classroom age bracket. Furthermore, we may approach the book with various contents and values that we want to work with the classroom. The areas of knowledge (according to OCEPE) more easily worked with books are the personal and social education and knowledge of the world, however, we can launch through the book very interesting and contextualized in the field of oral language and approach to writing and math challenges

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Mary Katherine
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents