Document details

O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais

Author(s): Santos, Ana Raquel Jacinto

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4095

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Relações entre pares; Competência social; Conflito interpessoal; Gestão de conflitos; Peer’s relationships; Social skills; Interpersonal conflict; Conflict management


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este relatório foi elaborado tendo em conta a Prática Profissional Supervisionada (PPS) em contexto de creche e jardim-de-infância entre os meses de janeiro e maio. O principal objetivo deste documento é o de apresentar e analisar reflexivamente a minha prática, relacionando as minhas vivências em ambos os contextos com os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e com um referencial teórico que permite sustentar as diferentes ideias e questões abordadas. A PPS decorreu em duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), ambas localizadas na área metropolitana de Lisboa. Em creche, a PPS decorreu durante o mês de janeiro com um grupo de catorze crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 meses de idade. No JI, o período de tempo foi mais longo, ocorrendo entre os meses de fevereiro e maio. O grupo era constituído por vinte e uma crianças, com idades compreendidas entre os 36 meses e os cinco anos de idade. Neste relatório, em primeiro lugar, é apresentada a caracterização de ambos os contextos. Decorrente desta caracterização, são apresentadas as intenções definidas para com os grupos de crianças, com as suas famílias e com as equipas educativas. É ainda apresentada e aprofundada a problemática que revelou ser mais significativa durante a PPS e que reporta ao papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais. Neste sentido, pretende-se analisar alguns comportamentos assumidos pelas crianças durante situações de conflito, bem como motivações e estratégias de resolução. Decorrente deste último aspeto, pretende-se apresentar também o papel que o educador assume durante a gestão de conflito e a seu contributo para a resolução dos mesmos. Ainda neste documento é apresentada uma reflexão da minha prática e do impacto da minha intervenção, bem como da construção da minha identidade profissional.

Abstract The present report was developed taking into account the Supervised Professional Practice (SPP) in the educational contexts of nursery and kindergarten between the months of January and May. The main end of this document is to present and reflexively analyze my practice, relating my experience at both contexts with the knowledge gained throughout my academic route and also a theoretical reference which was able to support different addressed ideas. The SSP was developed at two Particular Social Security Institutions (PSSI) located at Lisbon’s metropolitan area. The practice in nursery took place during the month of January with a group of fourteen children, between twelve and nineteen months old. The practice in kindergarten took place between the months of February and May with a group of twenty one children, between 36 months old and five years of age. In this report, due to the characterization of both environments, were outlined my pedagogical intentions in regard the groups of children, their families and the educative teams. Then, is presented and supported the most significant problematic during the SSP regarding children’s and kindergarten teacher’s role in interpersonal conflicts management. It is intended to analyze children’s behavior during conflicts and the motivations and resolution strategies. In regard of resolutions strategies the kindergarten teacher’s role in conflict management is presented and analyzed. The report also includes the reflection of my practice and my intervention, not forgetting about the construction of my professional identity.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Costa, Maria de Lurdes
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents