Document details

Ansiedade na performance: causas e possíveis curas

Author(s): Mendanha, Zofia Elzbieta Pajak

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4484

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Ansiedade na performance musical; Medo de palco; Técnica Alexander; Betabloqueadores; Exposição gradual ao medo; Auto-hipnose; Anxiety in musical performance; Stage-fright; Alexander technique; Beta-blocker; Gradual fright exposition; Self-hypnosis


Description

I - Este relatório pretende descrever o estágio especializado em ensino de música realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa. Este estágio decorreu no Instituto Gregoriano de Lisboa e no Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa, duas escolas de ensino oficial especializado. Sendo a primeira pública e a segunda privada, estas escolas apresentam realidades muito diferentes do ponto de vista organizacional e de gestão, que resultam em situações heterogéneas e dependentes de vários factores que serão mencionados ao longo deste relatório. A análise SWOT efectuada para cada uma destas organizações descreve mais objectivamente os factores e variáveis que permitiram construir este relatório. Foram caracterizados três alunos, um de cada curso: preparatório, básico e secundário. A Maria M. é a aluna do 2º ano do curso preparatório, o Pedro R. é aluno de 3º grau do curso básico de instrumento e o Diego M. é aluno de 7º grau. Foram aprofundadas as práticas pedagógicas desenvolvidas com cada um dos alunos e os avanços e metas atingidas por cada um destes alunos. Este estágio resulta numa reflexão sobre a prática pedagógica aplicada e as suas motivações.

II - Este trabalho de investigação científica pretende dissertar sobre o fenómeno do medo do palco (stage-fright) e a ansiedade que o precede e acompanha performers durante toda uma vida artística. A ansiedade é um estado emocional com características psicológicas e fisiológicas específicas que influenciam de forma positiva ou negativa o desempenho de uma determinada tarefa, neste caso específico, a apresentação pública ou avaliação de uma performance musical. Para secundar o estudo da condição supra indicada foram analisados vários trabalhos, estudos e teorias de vários autores que descrevem possíveis causas desde técnicas intrínsecas ao estudo de um instrumento musical, psicossociais e foro biológico, até às possíveis curas através de fármacos, Técnica Alexander, ou técnicas usadas nos ramos de psicologia como exposição gradual ao medo e auto-hipnose. Para testar algumas teorias contempladas nesta investigação, foram efetuados inquéritos diferenciados a incidir em público alvo pertencente ao ensino artístico, tendo em conta variáveis tais como a situação profissional (professor/estudante), idade e género. Os resultados da interpretação dos inquéritos permitem comprovar as teorias de causa/efeito dos vários autores em estudo e também justificar que a classe profissional “Professor de Ensino Artístico” poderá ter uma grande influência na formação de futuros profissionais minimizando efeitos de ansiedade na performance através de um aumento da componente prática artística no ensino.

ABSTRACT I - This report aims to describe the specialized internship in music education within the scope of the Master degree in Music Education at the Lisbon Superior School of Music. This internship took place at the Gregorian Institute of Lisbon and at the Lisbon Conservatory of Music, Dance and Dramatic Arts, two official schools of specialized education. Being the first public and the second private, these schools display different organizational and management realities, resulting in heterogeneous situations dependent on several factors, which will be mentioned throughout this report. The SWOT analysis for each of these organizations describes in an objective way the factors and variables that allow the building of this report. Three students, one from each course (preparatory, primary and secondary) were characterized: Maria M. is a student of the 2nd year preparatory course, Pedro R. is a student of 3rd degree course in basic instrument and Diego M. is a student of 7th grade. Pedagogical practices developed with each student, as well as progress and milestones achieved by each of these students were deepened. This internship results in a reflection on teaching practice and its motivations.

ABSTRACT II - This scientific research work intends about the “stage fright” phenomenon, as well the anxiety that proceeds and follows the performers in their whole artistic live. Anxiety is an emotional state with specific psychological and physiological characteristics that may influence positively or negatively the performance of a certain task, in this specific case, public presentation or evaluation of a musical performance. To support the study of the condition above indicated, several papers, studies and theories of several authors were analyzed. These studies and theories describe possible causes from intrinsic techniques to the study of a musical instrument, psychosocial and biological disorders, to the possible cures using drugs, Alexander Technique, or psychology techniques as gradual exposure to fear and self-hypnosis. To test some theories covered in this research, surveys were conducted to focus on different target audience which is related to art education, taking into account variables such as employment status (teacher / student), age and gender. The results of the interpretation of the surveys, show evidences that proof the theories of cause / effect of various authors on the study and also justify that the professional class "Professor of Arts Education" may have a great influence on the formation of future professionals, minimizing effects of anxiety on performance through an increase in artistic practice teaching component.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Neto, Tiago
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents