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O papel da inovação como factor de sucesso no mercado competitivo actual : um estudo aplicado à Portugal Telecom

Author(s): Carvalho, Ivo Daniel Seita

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4637

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Inovação; Cultura de inovação; Concorrência; Competitividade; Sucesso; Innovation; Innovation culture; Competition; Competitiveness; Success


Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Estando as organizações sujeitas a uma cada vez maior concorrência na maioria dos mercados graças ao fenómeno da globalização, estas terão de adoptar novas estratégias de modo a que a concorrência não seja um entrave ao seu desenvolvimento e ao seu sucesso futuro. Com tudo isto as organizações têm que ter consciência que só através de uma aposta centrada na inovação conseguirão diferenciarem-se dos demais concorrentes e assim sobreviver aos mercados altamente competitivos e aos consumidores cada vez mais exigentes. Este estudo tem assim como principal fundamento demonstrar que a principal aliada das organizações no Século XXI é claramente a inovação, conseguindo directamente com esta aposta melhorar as suas performances gerais em termos de resultados de um conjunto importante de indicadores que lhes permitirão aumentar a sua competitividade. Contudo para implementar uma inovação no mercado primeiro, a liderança da organização terá de fomentar internamente uma cultura de inovação com traços característicos e com isto desenvolver um determinado tipo de inovação tendo em conta o mercado em que se querem inserir e consoante os objectivos da própria organização. De modo a cumprir tal fundamento será analisado como objecto de estudo o caso do lançamento do conceito MEO por parte da Portugal Telecom (PT) que permitiu a esta organização melhorar de uma maneira bastante considerável os seus resultados em termos de receitas, número de clientes e de relevância no mercado, situação que não aconteceria certamente caso o serviço prestado pela MEO não apresentasse funcionalidades inovadoras em comparação com as existentes neste mercado.

Once the organisations are subject to an ever increasing competition in most markets due to the phenomenon of globalisation, they will have to adopt new strategies in such a way that competition does not become an hindrance to their development and their success in the future. With this in mind the organisations will have to be recognizant that only through an effort centred on innovation will they be able to differentiate themselves from the competitors and thus survive the highly competitive markets and the ever more demanding consumers. This study has its main concern in displaying that the main ally of XXI century organisations is clearly innovation, that through innovation the organisations become able to improve their general performance in various important indicators that allows them to increase their competitiveness. But, in order to implement an innovation in the market, the leadership of a given organisation will have to implement an internal innovation culture first, with its very own characteristic traces, and in this way develop a specific kind of innovation considering the market in which they want to penetrate. In order to achieve the main goal, the object of study to be analyzed will be the launching of the concept MEO by Portugal Telecom (PT) which allowed this organisation to improve by a considerable margin its results in matters of revenue, number of clients and relevancy in the market, a situation that certainly would not happen if the service offered by MEO did not include innovative functionalities in comparison to those existing in the market.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, José Duarte Moleiro
Contributor(s) RCIPL
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