Document details

A construção do sentido de grupo em grupos heterogéneos de idades

Author(s): Costa, Maria Manuel Gonçalves Martins da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5183

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Grupo heterogéneo; Teste sociométrico; Sentido de grupo; Jardim de infância; Mixed age groups; Sociometric test; Sense of group; Kindergarten


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Este relatório reflete o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Inicialmente é feita uma caracterização dos contextos socioeducativos da creche e de jardim-de-infância, e da sua influência na minha intervenção. Em seguida, é identificado o aspeto mais significativo na ação pedagógica, a construção de um sentido de grupo em grupos heterogéneos de idade. Uma vez que no jardim-de-infância este era o primeiro ano em que as turmas estavam organizadas de forma heterogénea relativamente à idade, apliquei um teste sociométrico em março e em junho e a observação naturalista ao longo de todo o estágio para perceber as dinâmicas e as relações estabelecidas entre as crianças da turma, tentado perceber se a idade é uma condicionante nestas relações.

ABSTRACT This report describes the supervised teaching practice unit of the Master's Degree in Preschool Education. The first section characterizes the socio-educational context of the nursery and kindergarten, and how it influenced the intervention. The second section, identifies the most significant aspect of the teacher's action in a mixed-age class: building a sense of group. The kindergarten where the supervised teaching practice took place started having mixed-age groups on the current school year, and it was important to understand and define if the factor "age" determines the quality of social interactions. In order to study those relationships, a sociometric test was applied in March and June and was comple-mented with a naturalistic observation of the group's dynamics and relationships.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents