Document details

A expressão dramática no desenvolvimento da formação pessoal e social da criança em idade pré-escolar

Author(s): Pereira, Lara de Carvalho Perdigão

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5198

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Criança; Expressão dramática; Jogo simbólico; Formação pessoal e social; Children; Dramatic expression; Symbolic game; Personal and social education


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Na educação pré-escolar deve-se primar o desenvolvimento holístico da criança dado ser um dos objetivos deste nível de educação que corresponde à primeira etapa da educação básica. Por esse fato, o seguinte estudo vem dar resposta a uma necessidade identificada num determinado contexto de forma a permitir um desenvolvimento completo da criança no que respeita aos diferentes conteúdos do currículo. Numa primeira fase, foi feito todo um trabalho de caraterização do contexto sócio educativo que levou à identificação da problemática, dando origem ao tema deste relatório, estando relacionado com a necessidade de promover de forma explícita o desenvolvimento da expressão dramática dentro do espaço da sala de atividades. Aliado a esta necessidade está um dos objetivos primordiais da equipa educativa que se prende com a promoção da formação pessoal e social do grupo. Após estas constatações, foi decidido unir estas duas necessidades, resultando num estudo que visa perceber as potencialidades da expressão dramática na formação pessoal e social da criança em idade pré-escolar. Numa segunda fase, foi delineada as opções metodológicas e o roteiro ético fundamentais para o desenvolvimento do estudo. Numa terceira e última fase, foi implementada uma intervenção pedagógica que consistiu na construção pelo grupo de crianças de um novo espaço na sala denominado “centro de espetáculos”, sendo avaliadas através de fundamentação teórica e dos resultados da intervenção a importância da Expressão Dramática no Pré-Escolar assim como as suas potencialidades para a Formação Pessoal e Social da criança. O estudo evidencia que a Expressão Dramática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança uma vez que o jogo simbólico consiste numa atividade natural e espontânea da criança, sendo o brincar aquilo que esta faz de mais sério e uma atividade rica e necessária. O jogo simbólico com crianças de 3 anos é desenvolvido por estas em coletivo, pelo que é promovida a sociabilidade, permitindo à criança o desenvolvimento do eu, do outro e da sua sociabilização que promove, deste modo, a formação pessoal e social pois esta atividade envolve o cumprimento de regras, a capacidade de ouvir o outro, a vida de grupo.

ABSTRACT In pre-school education should excel the holistic development of the child as it is one of the objectives of this level of education that corresponds to the first stage of basic education. By this fact the following study responds to a need identified in a given context in order to allow the full development of the child in relation to the different curriculum content. Initially it was made whole work characterization of the educational social context that led to the problem of identification, giving rise to the theme of this report being related to the need to promote explicitly the development of dramatic expression in the activity room space. Allied to this need is one of the primary objectives of the educational team which relates to the promotion of personal and social development of the group. After these findings it was decided to unite these two needs resulting in a study to realize the potential of dramatic expression in personal and social education of children of preschool age. In a second phase it was outlined the methodological options and the fundamental ethical itinerary for the development of the study. In a third and final phase was implemented an educational intervention that consisted of building of a new space in the room called "Shows Center" by the group of children, being evaluated through theoretical foundation and intervention results the importance of Dramatic Expression in Preschool as well as their potential for Personal and Social education. The study shows that the Dramatic Expression plays a key role in developing the child as symbolic play is a natural and spontaneous activity of the child, and the play it that this is more serious and a rich and necessary activity. Symbolic play with 3 years children is developed by these in public, at that sociability is promoted by allowing the child the development of self, of others and of their socialization that promotes this way the personal and social education as this activity involves compliance with rules, the ability to listen to each other, group life.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents