Document details

A expressão dramática como meio facilitador da socialização de crianças com necessidades educativas especiais

Author(s): Ramos, Catarina Isabel Vaz

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5230

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Necessidades educativas especiais; Inclusão; Socialização; Expressão dramática; Perturbação do espetro do autismo; Síndrome de charge; Special educational needs; Inclusion; Socialization; Dramatic expression; Autism; Charge syndrome


Description

Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial

Este Projeto de Intervenção incidiu no estudo de três crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma das três crianças tem Perturbação do Espetro do Autismo e as outras duas crianças têm Síndrome de Charge. Estas crianças foram observadas em diferentes contextos, nomeadamente: sala de Educação Especial, sala de aula e ATL., e, a problemática comum observada foi dificuldade na socialização. Uma vez que a Expressão Dramática é uma atividade que ajuda a desenvolver várias competências, pretendeu-se com este Projeto saber se através desta atividade, estas mesmas crianças iriam ou não melhorar os seus comportamentos sociorrelacionais e, neste sentido, melhorar a socialização. Para verificar se houve ou não melhorias nos comportamentos sociorrelacionais das crianças participantes deste Projeto, foi elaborada uma checklist. Esta foi aplicada durante a implementação e no final do Projeto. Os resultados do estudo sugerem que, a Expressão Dramática é uma mais valia para o desenvolvimento da socialização das crianças com NEE.

Abstract This Intervention Project, focused on a case study of three children of the 1st cycle of basic education. One of the three children has Autism Spectrum Disorders and the other two children have Charge Syndrome. These children were observed in different contexts, namely: Special Education room, classroom and ATL, and the common problems observed in these children it was difficulty in socializing. Since the Dramatic Expression is an activity that helps develop various skills, it was intended with this project whether through this activity, these children would not or improve their socio- relational behaviors and in this regard improve socialization. To check whether or not improvements in socio- relational behaviors of children participating in this project, we created a checklist. This was applied during the implementation of the Project. It is therefore concluded that the Dramatic Expression, is an asset for the development of socialization of children with Special Educational Needs.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Madureira, Isabel
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents