Document details

Educação para a cidadania

Author(s): Azevedo, Filipa Soares e Vaz

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5257

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação para a cidadania; Processo ensino-aprendizagem; Integração; Education within citizenship; Teaching/learning process; Integrate


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

O relatório que se apresenta relata a intervenção no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento incide na prática realizada no 4.ºano do 1.ºciclo, descre-vendo de forma reflexiva: os momentos de observação, integrando a avaliação diagnós-tica, a consequente problematização e definição dos objetivos gerais; os momentos de intervenção pedagógica e a avaliação de todo este processo. No período de observação, surge o tema de investigação: que atividades desen-volver no sentido de promover o desenvolvimento das diferentes dimensões da Educa-ção para a Cidadania? Os resultados foram obtidos através dos produtos de várias atividades desenvol-vidas no âmbito das diferentes áreas do currículo, e de um questionário efetuado aos alunos, no final do período de intervenção. O estudo mostrou que a integração de atividades no âmbito da Educação para a Cidadania nas diferentes áreas curriculares é passível de ser realizada, uma vez que os resultados obtidos, particularmente os aferidos no questionário final, demonstraram a aquisição da maioria das competências visadas.

ABSTRACT The report that is hereby presented accounts the intervention that has been under-taken as part of the II Supervised Teaching Practice Course, that being an element of a Masters in Primary Education. This document focuses on the practice held at a primary school in a year 4 class. Consequently, this report reflects on the moments of observation followed by an analysis and diagnostic evaluation of the consequent questioning and definition of the overall ob-jectives; the moments of pedagogical intervention and evaluation of this process. During the observation period, the research topic arises: Which activities should be established to promote the development of different dimensions of Education within Citizenship? The findings were obtained as a result of the various activities developed in the numerous areas of the curriculum. Additionally, it was also obtained from a questionnaire made to students at the end of the intervention period. The study showed that it is possible to make subjects cross curricular to integrate Citizenship. This can be achieved since the results, particularly those tested in the final questionnaire, demonstrated the acquisition of the majority of the targeted skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, João
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents