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A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas

Author(s): Castro, Inês Pacheco de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5285

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Criatividade; Resolução de problemas; Resolução criativa de problemas; Pensamento divergente; Guilford, J.P.; Creativity; Problem solving; Creative problem solving; Divergent thinking


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório tem dois objetivos. O primeiro é dar conta do trabalho realizado ao longo da prática de intervenção, realizada num contexto de 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, expondo evidências, avaliando tarefas e justificando opções tomadas. O segundo objetivo prende-se com a exposição do resultados de um estudo efetuado sobre a importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas. A metodologia usada neste estudo foi a investigação-ação, uma vez que permite uma análise mais fiel e contextualizada do meio a estudar. Para medir a capacidade de resolução criativa de problemas, bem como a sua evolução, foi realizado um teste preconizado por J.P. Guilford, que consiste em encontrar diversos usos para objetos comuns - neste caso o objeto estudado foi um clip de papel. Depois de analisados os dados recolhidos, concluiu-se que o tipo de tarefas promotoras das referidas competências podem ter uma influência positiva no desenvolvimento da resolução criativa de problemas. No entanto, devido à vastidão do conceitos “criatividade” e “resolução de problemas”, as conclusões foram retiradas diretamente da análise das respostas aos testes diagnóstico e final - como tal foi difícil, num tão curto período temporal (cerca de dois meses), medir a capacidade de resolução criativa de problemas de outra forma.

ABSTRACT This report has two main goals. Firstly, it exposes part of the work had during the teaching practice, some activities, evidences of those activities, evaluation of the students’ work and other aspects of the intervention. It also exposes the results and analysis of a study that took place in the same context as the teaching practice. This study relates to how the activities developed in the classroom can affect the students’ creative problem solving skills. The methodology used in said study was action research. It was chosen mainly because it allows us to have a much more direct access to the subject and it also allows us to get more palpable and contextualized results. To assess the creative problem solving skill, a test was used. This test was first introduced to the scientific community by J.P. Guilford and it consists in finding different uses for everyday objects - in this particular case, the chosen object was a paper clip. After the results of the tests were analyzed, it was concluded that the type of activities that promote creative problem solving skills may have a positive influence in the development of said skills. However, due to the vastness of the concepts of “creativity” and “problem solving”, the conclusions were directly extracted from the analysis of the test results - taking this into account, it was hard to find another way to measure the evolution of creative problem solving skills in such a short period of time (approximately two months).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pinto, Mariana Oliveira
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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