Document details

O desenvolvimento da competência ortográfica para melhoria da produção textual

Author(s): Cláudio, Marta Viais

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5297

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Português; Ortografia; Produção textual; Erros ortográficos; Tipologias de erros; Type of error; Portuguese; Spelling; Textual production; Spelling mistakes


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Lisboa, tendo como propósito principal uma reflexão sobre o percurso de intervenção ao longo de todo este ano que possibilitou explorar um quotidiano profissional e também no que respeita ao meu desenvolvimento pessoal e profissional. Apresenta-se ainda um estudo originado por uma fragilidade da turma que levou a uma reorganização da prática educativa e a uma adaptação de estratégias para melhorar a prática textual dos alunos no que respeita à ortografia. Este estudo teve coo objetivo melhorar a produção textual, utilizando de forma correta as regras de ortografia. Assim ao longo destes meses de estágio houve uma preocupação da explicitação de regras ortográficas e de reflexão por parte dos alunos dos erros dados, levando-os a melhorar a forma correta das palavras, contribuindo para a melhoria da produção textual. Para conhecer os resultados do trabalho efetuado recorremos à análise de texto de ditado e de texto livre, que foram utilizados quer para avaliação diagnóstica quer para avaliação final. Os resultados demonstram que uma intervenção orientada para a superação das dificuldades relacionadas com a correção ortográfica pode levar os alunos a tomar consciência do tipo de erros mais frequente e encontrar estratégias para os prevenir.

ABSTRACT This report was previously written for the subject “Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.ºCiclo do Ensino Básico” in Escola Superior de Educação de Lisboa, It aims to propose a brief reflection about the intervention route over the past year, which enabled an exploration about the professional daily work and also about my professional and personal development. Furthermore, it presents a case study, which was caused by a fragility detected in class: the spelling. As a result, this led to a reorganization of the educational pratice and, as well, to an adaptation of the strategies concomitant with the improvement of students’ textual practice. Therefore, this study aimed to improve textual production, by using spelling rules correctly. Throughout these months of internship, there was a concern about the explanation of spelling rules and about the promotion of an indubitable reflection by the students about the misspellings. This, consequently, led them to improve the correct spelling of words and also the textual production. To discen the results, we analysed two varieties of texts: free text and dictation text, which where used simultaneously for final and diagnostic evaluation. The results show that a guided intervention for students’ progression in orthographic correction, lead them to be aware of the most frequent erros and find strategies to prevent them.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Leite, Teresa
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents